Ansiedade e Insônia Como Resolver Isso? Dicas Para Controlar Ansiedade

Ansiedade e insônia como resolver isso? Uma noite mal dormida com certeza traz consequências no dia seguinte, é comum sentir sono durante o dia, cansaço, mal estar e mau humor.

Mas e quando isso acontece por mais de um dia seguido ou se torna algo frequente, podemos chamar de insônia.

ansiedade

Pessoas que tem dificuldade para dormir além de mau humoradas estão mais propensas a ficar irritadas, ter muita fadiga e até mesmo se sentir desorientada.

Outro fator comum que acontece com essas pessoas é o uso de medicamentos para dormir ou sedativos e acabarem ficando dependentes dele, além disso, em casos de abstinência a insônia pode voltar.

É importante destacar que apenas um profissional pode indicar o uso desse tipo de medicamento, não faça isso por conta própria ou porque conhece alguém que usou e deu resultados.

Tenha cuidado, em casos mais graves a insônia pode evoluir para um depressão.

Poucas pessoas sabem mas a Ansiedade e Insônia costumam andar juntas, principalmente quando a pessoa leva para a cama os problemas do dia a dia, isso afeta muito a qualidade do sono.

E quando os problemas emocionais e a ansiedade se misturam a insônia pode piorar, se tornando um círculo vicioso e quando isso acontece outros problemas de saúde podem surgir.

Ir se deitar e passar horas na cama sem conseguir dormir e saber que no dia seguinte precisa estar bem, pode gerar ainda mais ansiedade e desespero.

  • A insônia para adormecer atinge cerca de 7,5 da população adulta.

  • Mulheres em geral tem mais problemas para adormecer e continuar dormindo.

Os casos de insônia crônica necessitam de tratamento especial, uso de medicamentos e acompanhamento médico, mas antes devem ser feitas avaliações criteriosas para o diagnóstico correto.

Alguns especialistas afirmam que a insônia está diretamente ligada a transtornos psiquiátricos como depressão e ansiedade.

Mas como melhorar a ansiedade e a insônia?

Realmente a falta de sono pode causar muitos transtornos e quando a pessoa já sofre de ansiedade a insônia pode parecer algo ainda mais terrível, por isso algumas dicas especiais podem ajudar a melhorar esses dois problemas que estão ligados.

– procure praticar técnicas de relaxamento

As práticas de relaxamento são muito importantes para o combate a ansiedade e também a insônia, elas ajudam a ter mais equilíbrio mental e físico.

Uma ótima atividade é a yoga, essa pratica é considerada completa, possui exercícios físicos de alongamento e respiração, meditação e exige concentração.

Que tal praticar exercícios no período na noite? Isso mesmo, exercícios a noite fazem com que o corpo gaste bastante energia, essa atividade despertará no corpo a necessidade de descanso, ou a vontade de dormir.

– crie uma rotina de sono

Criar uma rotina de sono é ideal para que o organismo se acostume, isso também contribui para que a ansiedade também seja controlada.

Crie o hábito de se deitar sempre no mesmo horário, ao deitar evite pensar nos problemas, foque na respiração, aproveite para treinar técnicas de meditação, por exemplo.

Antes de ir para a cama, evite praticar atividades que despertem a ansiedade, evite lembrar das tarefas a serem feitas, desligue-se das redes sociais e evite também bebidas que contenham cafeína, essa substancia inibe o sono.

A mudança de hábitos é a melhor forma para diminuir a insônia e reduzir a ansiedade, não pense em compensar as horas que não dormiu depois, no final de semana, por exemplo.

Foque e trabalhe para conseguir dormir melhor, a qualidade do sono interfere muito no controle da Ansiedade e Insônia de um modo geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *