Ansiedade e Preocupação Excessiva, Saiba Como Lidar Com o Problema.

Como Controlar AnsiedadeAnsiedade e preocupação excessiva, saiba como lidar com o problema.

É muito comum que as pessoas andem cada vez mais atarefadas e preocupadas com os afazeres, a vida corrida e a falta de tempo são situações que fazem parte da nossa vivência.

 

E essa vida agitada acaba gerando preocupações, estresse e ansiedade.

Na maioria das vezes a ansiedade está relacionada com a preocupação, ela se materializa antecipando aquilo que vai acontecer no futuro.

Vale destacar que, a preocupação em determinados momentos pode ser útil em nossas vidas, ela nos impulsiona a agir, a resolver problemas a sair do estado de inercia, mas quando a preocupação tem o seu foco voltado para situações e cenários hipotéticos, ela se transforma em algo ruim, vira um problema.

As dúvidas e os medos são sentimentos muitas vezes paralisantes, não-produtivos, que agem negativamente na pessoa, porem quando ela se acostuma a esses sentimentos o quadro de ansiedade já está agravado.

A preocupação exagerada e a ansiedade sugam a energia da pessoa, aumentam os níveis de tensão e começam a interferir no dia a dia.

Por isso, é preciso frear a preocupação excessiva, controlar a ansiedade para obter o controle do seu corpo e mente. E isso é possível através de processos mentais, como treinamento da mente para agir e pensar mais controladamente, permitindo-se enxergar outras perspectivas (mais positivas) para si mesmo.

O alerta é dado quando as preocupações começam a incomodar, manifestam-se de forma sintomática, atrapalha o sono, a alimentação, o humor, a concentração e aumenta os pensamentos negativos.

Controlar a ansiedade e a preocupação excessiva pode não ser algo fácil, principalmente porque nós já temos o hábito, uma tendência natural para a preocupação.

Mas porque é difícil parar de se preocupar?

Nossa mente trabalha a preocupação com duas formas, o lado positivo e o negativo.

Lado negativo, é quando você acredita que a sua preocupação constante é prejudicial, que vai deixá-lo louco, vai afetar a sua saúde. Ou então, que você vai perder o controle sobre os seus pensamentos e nunca mais conseguirá controlar a preocupação.

Já no lado positivo, você pode acreditar que sua preocupação ajuda a evitar as coisas ruins, evitar problemas,que conduz a soluções ou o prepara para o pior.

Por isso, preocupar-se com a sua preocupação só faz aumentar ainda mais o nível de ansiedade e com isso também aumenta o ciclo de pensamentos preocupantes.

Mas quando a pessoa acredita que a sua Ansiedade e preocupação excessiva lhe protege, quebrar esse habito é muito difícil.

É preciso inicialmente abandonar a ideia de que sua preocupação excessiva serve para um proposito positivo, afinal a sua preocupação é o seu próprio problema.

Trabalhar a ansiedade é possível, mas deve ser feito devagar e se possível com acompanhamento profissional, ajudando a reestruturar os padrões mentais para enxergar a vida de maneira mais otimista e positiva.

 É difícil ser produtivo e funcional no dia a dia, principalmente quando a ansiedade e a preocupação os seus pensamentos. Então ao invés de tentar suprimir um pensamento ansioso, uma boa estratégia é desenvolver o hábito de adiar a preocupação.

Isso permite desenvolver a capacidade de adiar os pensamentos ansiosos que levam a Ansiedade e preocupação excessiva e dar lugar a sensação de controle.

 

3 Comentários

  1. Emanuel Nunes

    O trabalho que este profissional executa tem servido de ajuda para muitas pessoas. A Ansiedade e a Depressão são perigosas e devemos buscar ajuda logo nos primeiros sintomas, pois todos nós devemos nos acautelar e zelar pela nossa saúde física e mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *