Como Controlar O Que é Incontrolável?

Como controlar ansiedadeDeterminadas situações, pessoas e eventos parecem fugir do nosso controle, e acabamos nos frustrando com o sentimento de impotência perante as coisas. Por isso, controlar o que é incontrolável deve partir do nosso estado mental.

A maneira que enxergamos as coisas está diretamente relacionada com os nossos pensamentos, sentimentos e emoções.

Tentamos controlar as pessoas, as opiniões dos outros a respeito das coisas e quando a verdade alheia não é compatível com a nossa verdade, logo tentamos, através da manipulação, mudar esta verdade e a realidade. Isso é frustrante!

Pensamos que podemos mudar as pessoas, o que elas pensam e como elas vivem, puro autoengano, pois não temos este poder. Assim, a frustração de falhar na nossa missão de mudar o mundo gera sentimentos e emoções decepcionantes de fracasso, intolerância, revolta entre outras.

Por isso, só podemos controlamos nossos pensamentos a respeito das coisas, e assim conseguiremos modificar nossas emoções de maneira que elas não nos controlem.

Se tento controlar uma pessoa, e as coisas na saem como eu planejei, logo ficarei frustrado e as emoções negativas e o sentimento de fracasso vão me controlar.

Então, na verdade quando tentamos controlar acabamos sendo controlado, ou seja, não conseguimos controlar o que é incontrolável.

Diante desta questão, o que podemos controlar então?

Só podemos controlar os nossos pensamentos, a nossa percepção a respeito do mundo e das pessoas .

E como fazer isso?

Segue algumas dicas para mudar a sua postura de pensamento:

    Pare de ter medo de tudo!

Sabe por que tentamos controlar tudo? Por causa do medo! Temos medo daquilo que está fora do nosso controle. Então, a primeira coisa que temos que aprender é perder o medo das coisas, pois tendo medo ou não, as coisas acontecem sem o nosso controle.

O medo é só uma ilusão, não existe – você que inventou. Está tudo em sua cabeça. Corrija o seu interior e, no exterior, as coisas vão se encaixar.

     Pare de reclamar

Desista da sua necessidade constante de reclamar daquelas várias, várias, váaaarias coisas – pessoas, momentos, situações que te deixam infeliz ou depressivo. Ninguém pode te deixar infeliz, nenhuma situação pode te deixar triste ou na pior, a não ser que você permita. Não é a situação que libera esses sentimentos em você, mas como você escolhe encará-la. Nunca subestime o poder do pensamento positivo.

     Esqueça o luxo de criticar

Desista do hábito de criticar coisas, eventos ou pessoas que são diferentes de você. Nós somos todos diferentes e, ainda assim, somos todos iguais. Todos nós queremos ser felizes, queremos amar e ser amados e ser sempre entendidos. Nós todos queremos algo e algo é desejado por todos nós

  Desista da sua necessidade de impressionar os outros

Pare de tentar tanto ser algo que você não é só para que os outros gostem de você. Não funciona dessa maneira. No momento em que você pára de tentar com tanto afinco ser algo que você não é, no instante em que você tira todas as máscaras e aceita quem realmente é, vai descobrir que as pessoas serão atraídas por você – sem esforço algum.

   Abra mão da sua resistência à mudança

Mudar é bom. Mudar é o que vai te ajudar a ir de A a B. Mudar vai melhorar a sua vida e também as vidas de quem vive ao seu redor. Siga a sua felicidade, abrace a mudança – não resista a ela.

“Siga a sua felicidade e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes” Joseph Campbell

 Esqueça os rótulos

Pare de rotular aquelas pessoas, coisas e situações que você não entende como se fossem esquisitas ou diferentes e tente abrir a sua mente, pouco a pouco. Mentes só funcionam quando abertas.

“A mais extrema forma da ignorância é quando você rejeita algo sobre o que você não sabe nada” Wayne Dyer

 Pare de viver a sua vida segundo as expectativas das outras pessoas

Tentamos mudar uma pessoa a fim de controlá-la, e quando não conseguimos tentamos mudar a nós mesmos para se encaixar com a outra pessoa. Resumindo, temos controlá-la e quem acaba sendo controlado somos nós.

Muitas pessoas estão vivendo uma vida que não é delas.

Elas vivem suas vidas de acordo com o que outras pessoas pensam que é o melhor para elas, elas vivem as próprias vidas de acordo com o que os pais pensam que é o melhor para elas, ou o que seus amigos, inimigos, professores, o governo e até a mídia pensa que é o melhor para elas.

Elas ignoram suas vozes interiores, suas intuições.

Estão tão ocupadas agradando todo mundo, vivendo as suas expectativas, que perdem o controle das próprias vidas. Isso faz com que esqueçam o que as faz feliz, o que elas querem e o que precisam – e, um dia, esquecem também delas mesmas. Você tem a sua vida – essa vida agora – você deve vivê-la, dominá-la e, especialmente, não deixar que as opiniões dos outros te distraiam do seu caminho.

Portanto, se você quer controlar o que é incontrolável, controle você mesmo, seus pensamentos, sentimentos e emoções.

2 Comentários

  1. Vania lima

    Nossaaaaaaaa tudo isso e o que acontece comigo acredito que vou fazer tudo pra seguir as instruções Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *