Aprenda Como Lidar Com a Preocupação e a Ansiedade

ansiedadeAprenda como lidar com a preocupação e a ansiedade

Saber como controlar ansiedade e o estresse é o que muitas pessoas desejam, mas elas nem sempre estão realmente dispostas a isso de verdade.

 

É sempre mais fácil falar e desejar do que pôr algo em pratica.

Inicialmente é preciso esclarecer que a ansiedade é muito mais do que um sentimento, ela é poderosa e pode influenciar o corpo emitindo sinais nada agradáveis.

Os sintomas mais comuns da ansiedade são: coração acelerado, tensão nas costas, sensação de tontura, respiração acelerada, nunca se sentir relaxado, preocupação e a ansiedade estar sempre preocupado demais, entre outros.

A preocupação e a ansiedade são recorrentes e na maioria das vezes é praticamente impossível evita-las, mas há como lidar melhor com elas sem a necessidade de se desgastar tanto.

O primeiro passo para isso é aprender a relaxar, respirar normalmente e de forma tranquila, afinal é impossível uma pessoa ser relaxada e ansiosa ao mesmo tempo.

Lidar com as situações e sentimos é algo que deve ser muito valorizado, pois interfere diretamente na nossa saúde mental e física. E se algo está em desordem as consequências com certeza vão surgir.

Quem sofre frequentemente de preocupação e a ansiedade crônica, deve entender que o processo para mudar essa situação é através da mudança e do relaxamento.

Porque quanto mais estresse e agitação, maiores os níveis de ansiedade.

O relaxamento é uma técnica bastante eficaz no combate ao problema, incluem relaxamento muscular, respiração correta e meditação.

Mas para que ele dê resultados é preciso manter a pratica regular, todos os dias pelo menos 20 minutos.

Se você não consegue se desconectar e acha 20 minutos uma eternidade, pode começar com apenas 10 minutos e aumentar o tempo depois, o que realmente importa é fazer essa pausa com frequência.

Quando a pessoa não consegue fazer essa pausa e seus níveis de estresse e ansiedade estão altos, o relaxamento pode ser realmente algo difícil, mas é preciso força de vontade e determinação para tentar mudar e esperar os resultados aparecerem, afinal nenhuma mudança acontece de um dia para o outro.

Técnica de relaxamento muscular progressivo: essa técnica ajuda na liberação das tensões musculares, reduzindo as preocupações.

Com o corpo relaxado a mente passa a focar na sensação de bem estar e automaticamente aos poucos ela vai abandonando os pensamentos negativos e preocupantes.

Técnica de respiração: respirar é fundamental, mas quando a pessoa fica ansiosa ela hiperventila, provocando sintomas de falta de ar, tontura e formigamento nas extremidades do corpo.

Ao aprender a respirar profundamente pelo diafragma, a pessoa consegue reverter esse quadro e consegue se acalmar aos poucos.

Meditação: pode parecer estranho, mas essa técnica é realmente eficaz para quem deseja saber como controlar ansiedade.

Ela é o alivio ideal para quem sobre desse problema, a pratica regular aumenta a sensação de alegria, tranquilidade e serenidade. Além disso, deixa a pessoa mais calma e centrada em seus bons pensamentos.

Vale frisar que um estilo de vida saudável e equilibrado desempenham papel fundamental no combate a ansiedade.

Procure ter bons hábitos, mantenha um bom relacionamento com família e amigos, se alimente de forma saudável, pratique uma atividade física regularmente e tenha atividades de lazer também.

Mente sã em equilíbrio afasta preocupações, estresse e ansiedade, lembre-se disso!

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