10 Hábitos Para Cuidar da Saúde da Sua Mente e Viver Melhor!

cuidar-da-saudeCuidar da Saúde? 10 Hábitos para cuidar da saúde da sua mente. Vivemos em um mundo muito moderno e tecnológico, onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas em viver melhor.

Os cuidados com o corpo também estão em alta, academias lotadas, repletas de pessoas interessadas em melhorar ou manter a forma física, as dietas também ganham destaque, onde a maioria delas é voltada para melhorias da saúde do corpo.

Isso tudo é realmente importante, mas não devemos nos esquecer que a saúde da mente também deve ser monitorada, afinal é preciso encontrar equilíbrio entre o corpo e a mente.

O estresse da vida corrida e cheia de compromissos e preocupações não contribuem para a saúde da mente das pessoas, por isso é preciso mudar alguns hábitos para ajudar a cuidar da mente e tentar evitar problemas como depressão e ansiedade.

Hábitos importantes que vão te ajudar a cuidar da saúde da mente

1 – Leia livros

Procure criar o hábito de ler livros, a leitura traz inúmeros benefícios para a mente, pois ao ler exercitamos nosso cérebro, além de ter a capacidade de fazer a pessoa “desligar-se” dos problemas e concentrar no livro.

Existem vários tipos de leitura procure algum tema que lhe agrade e faça se sentir bem e sempre que possível escolha um tema diferente.

2 – Ouça música

A música tem um poder muito forte sobre o nosso corpo, ela emociona, relaxa ou acalma. Sempre que uma pessoa ouve musicas o cérebro dela muda suas frequências e a tendência é de relaxamento.

A música tem o poder de transportar a pessoa para outro lugar, desligar dos problemas e preocupações.

3 – Beba mais água

Beber água é fundamental para a saúde, ela traz inúmeros benefícios, como evitar a retenção de líquidos, hidratar, diminuir inchaços, melhora a pele, entre outros.

Quando o corpo está bem a tendência é de que a nossa mente também está bem.

4 – Tenha um lazer

A vida é realmente corrida, falta tempo para realizar tantas atividades, mas é fundamental tirar um tempo para o lazer e isso deve ser algo regular.

Procure tirar um final de semana para ficar com a família, amigos, filhos, fazer uma viagem, dar um passeio diferente, etc.

A nossa mente fica condicionada a pensar e se preocupar, é preciso desacelerar e procurar distrair a mente. Desacelerar é fundamental para evitar crises de estresse ou ansiedade e nada melhor do que o lazer para ajudar nisso.

5 – Horário para dormir

Isso mesmo, ter horário para dormir ajuda a mente a se acostumar e ir desacelerando sempre que estiver perto da hora do sono.

Dormir tarde demais ajuda a sobrecarregar o cérebro que já está cansado do seu “trabalho” diário, portanto, marque um horário aproximado para ir dormir.

Relaxe, se possível tome um chá antes de ir para a cama, isso ajuda muito.

Já reparou como é comum pessoas sofrerem de insônia? Muito desse problema se deve, porque as pessoas não desaceleram ao chegar em casa depois de um dia de trabalho. Elas continuam preocupadas e pensando em suas atividades.

6 – Se dê um presente

De vez em quando se dar um presente é algo bem agradável não? Nada de itens caros ou exóticos, qualquer presente é valido, a intenção é fazer algo para si mesmo.

7 – Tenha um Pet

Animais de estimação são benéficos a saúde, já existem diversos estudos sobre isso. Se já tiver um animal de estimação, procure passear com ele de vez em quando ou tire alguns minutos do seu dia para brincar com ele.

8 – Seja fiel a seus valores

Procure não se deixar levar pelas opiniões dos outros, seja sempre fiel a seus valores e convicções. Não passe por cima dos valores dos outros, siga o que seu coração acha correto. Influencias podem ser prejudiciais à saúde mental desencadeando ansiedade e estresse.

9 – Converse

Sempre que se sentir angustiado ou com algum problema, procure alguém de confiança para partilhar seu problema. Se não quiser se abrir com amigos ou família, procure um psicólogo para se abrir.

Se fechar e não conversar pode prejudicar a saúde mental provocando crises de ansiedade e aumentando o estresse e cuidar da saúde.

10 – Preste atenção em si e nos outros

Pode parecer difícil, mas é preciso prestar sempre atenção em si mesmo e naqueles que estão ao seu redor. Problemas como depressão, ansiedade e transtornos do pânico podem ser identificados com a observação do comportamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *