Dicas de Como Lidar Com a Depressão no Ambiente de Trabalho

Depressão-no-Ambiente-de-TrabalhoDicas de como lidar com a depressão no ambiente de trabalho. A depressão é um problema de saúde e possui vários níveis dentre eles: leve, moderado e severo.

Entre os sintomas que ela possui o mais marcante em todos os níveis e casos é a diminuição do humor.

Os problemas relacionados a diminuição do humor podem inicialmente parecer algo sem tanta relevância, mas para a pessoa que convive com o problema, com o passar do tempo as variações de humor podem atrapalhar o desempenho no cotidiano e principalmente no ambiente de trabalho.

Os primeiros problemas comumente notados na pessoa com depressão é a dificuldade de concentração, variações repentinas de humor, irritabilidade, falta de criatividade, os pensamentos tendem a ficar menos claros e capacidade de produtiva no trabalho também é afetada diretamente.

Ou seja, diversos problemas são desencadeados a partir da depressão e das variações de humor, com isso até mesmo os níveis de energia e o desempenho no trabalho são afetados e ai começam outros tipos de problema.

Ao lidar com uma pessoa que esteja sofrendo de depressão é preciso atenção e paciência, afinal são as reações fisiológicas que afetam a pessoa, é importante ser consciente de que o tratamento profissional é parte fundamental da manutenção e recuperação do problema.

Pessoas em cargos de gerência, chefia e colegas de trabalho devem ter atenção quando alguém apresentar algum dos sintomas de depressão, devem recomendar acompanhamento, entender a situação e contribuir de forma positiva para ajudar.

Nos relatos de pessoas depressivas no ambiente de trabalho, as queixas mais comuns são a apatia, tristeza, mau humor e dificuldade de exercer as tarefas.

Nesses casos é fundamental a ajuda para superar o problema sem que o emprego seja colocado em risco.

Caso você se identifique com alguns dos sintomas, saiba é plenamente possível obter tratamento, controle e até mesmo a cura do problema, basta procurar ajuda.

Mas também sabemos que esse é um passo muito complicado, nem todas as pessoas se autodiagnosticam ou aceitam ter depressão, o sentimento negativo e a pena de si mesmo muitas vezes não deixam a pessoa enxergar a realidade como ela é.

Se você está se sentindo deprimido e isso está afetando o seu trabalho, tente perceber que é preciso mudar essa situação, se livrar do sentimento incapacitante e buscar melhorar.

Confira algumas dicas de como curar a depressão e elimina-la da sua vida e do ambiente de trabalho:

  •  Procure Definir Metas

A pessoa que sofre de depressão fica sem foco e concentração, por isso a dica é construir metas para ajudar no foco tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Crie listas de tarefas para serem realizadas no dia a dia, isso facilitará no cumprimento das suas obrigações no trabalho. Use prioridades para lista-las.

Lembre-se que essas metas devem ser bem claras e realistas sobre o que você dá realmente conta de fazer, não coloque coisas que não será capas de cumprir.

Tente perceber até que ponto é possível dividir uma pequena tarefa em outras tarefas menores, procure incluir um prazo de término para as atividades da lista.

Converse com alguém da empresa sobre o seu problema, informe alguém do que está acontecendo, é melhor as pessoas saberem do que julgarem erroneamente a situação, ou seu chefe entender que você está desinteressado no seu trabalho.

Todo estado depressivo exige atenção redobrada, uma ajuda, uma atitude firme, positiva são motivações acrescidas para a melhoria da situação, por isso não hesite e procure ajuda.

2 Comentários

  1. Roseli ferreira

    Boa noite Claudine i! Me ajudou bastante essa matéria. Hoje pude perceber que perdi o meu emprego por estar em uma depressão.Eu agia dessa forma na empresa.Hoje encontro-me desempregada há um ano e sem forças de reagir.

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