Dores de Cabeça e Ansiedade – Como tratar as dores de cabeça

Dores de cabeça e ansiedade Dor de cabeça ou cefaléia é algo que realmente incomoda. Leve, moderada, aguda ou crônica, essas dores são comuns, é difícil encontrar alguém que nunca sentiu.

Mas as dores de cabeça ou cefaléias também são sintomas comuns de diversas doenças, de resfriados até problemas graves de saúde.

Por isso, é importante destacar que é sempre bom procurar um médico para avaliar o seu caso.

A ansiedade e a dor de cabeça podem estar relacionadas em muitos casos, mas primeiro vamos entender o que são esses dois problemas.

Cefaléia ou dor de cabeça Dores de cabeça e ansiedade

 

Dores de cabeça e ansiedade

Podem se manifestar de maneiras e intensidades diferentes, acompanhadas ou não de outros sintomas que ajudam no diagnóstico preciso.

Normalmente ela é um sintoma de algum problema maior e não o problema em si, apenas no caso especifico de enxaqueca.

Ansiedade

A ansiedade é um sentimento ou sensação de uma situação de muita excitação, é um alerta exagerado do organismo. Pode ser confundida com o medo, mas seu fator desencadeante geralmente é algo subjetivo.

O que pouca gente sabe é que existe relação entre a dor de cabeça e a ansiedade.

Pessoas extremamente ansiosas podem somatizar um quadro psicológico. Somatizar é quando algum sintoma surge no corpo devido a um sintoma psíquico.

Então os desconfortos emocionais são interpretados pelo cérebro como algo físico, e em muitos casos de crises de Dores de cabeça e ansiedade a somatização que surge considerada mais comum é a dor de cabeça.

Dores de cabeça e ansiedade

Vale destacar que a dor de cabeça de uma pessoa ansiosa realmente existe, ela está sentindo dor, incomodo. Não é uma invenção para chamar atenção como muitas pessoas acreditam.

Quando falamos em somatização, devemos entender que a dor de cabeça teve uma contribuição do psiquismo e não apareceu por vontade própria ou intenção de sentir algo.

O mito de que ansiedade é frescura deve ser exterminado, é um problema real, com sintomas reais e deve além de levado muito a sério, deve ser tratado.

 

As dores de cabeça mais comuns associadas a ansiedade são aquelas do tipo tensional, em geral a dor se localiza na parte de trás da cabeça com irradiação para o pescoço e ombros.

É como se toda essa região além de tensa, estivesse doendo também.

A ansiedade em geral já provoca uma rigidez muscular na região do pescoço e ombros, por isso a dor de cabeça “é sentida” nessa região.

Como tratar a dor de cabeça provocada pelas Dores de cabeça e ansiedade?

Dores de cabeça e ansiedade

Incialmente é preciso tratar a ansiedade, ou seja, procurar um profissional para começar o tratamento. Em seguida, ele irá avaliar se as dores de cabeça poderão ser tratadas com analgésicos comuns ou se será preciso encaminhar a pessoa para um outro profissional.

Muitas vezes, a dor de cabeça desaparece apenas com a evolução do quadro de ansiedade.

Mas até isso acontecer, o ideal é que a pessoa busque também outras alternativas além dos medicamentos para aliviar as dores de cabeça e também as tensões causadas pela ansiedade.

Procure praticar exercícios físicos: natação, alongamentos, yoga e massagens podem ajudar muito nos dois quadros, vão aliviar os sintomas e deixar o corpo mais relaxado.

 

A importância do tratamento da ansiedade e da dor de cabeça é sempre enfatizada, pois elas atrapalham diretamente a qualidade de vida da pessoa. Portanto, cuide-se.

Dores de cabeça e ansiedade

 

2 Comentários

  1. Raquel Dinely

    Olá, tudo bem? Eu tenho problemas de ansiedade a 06 anos, só que estava sob controle, até que eu estava tentando montar uma empresa e comecei a ter muito estress, tensão absurda, ansiedade fora do normal e pra completar dores de cabeça diárias, dores de cabeça com quase três meses… Gostaria de saber se tudo isso tem haver com o quadro de ansiedade que tenho enfrentado, se são recaídas, embora só senti mesmo essas dores de cabeça nessa única fase, tenho melhorado aos poucos das dores de cabeça pois estou descansando mais… Me ajude!

    • Ola! Raquel, obrigado pelo comentário, primeiro é necessário entender o principio Ansiedade, que também está atrelada ao estresse, eu tenho um e-book que eu vendia e agora distribuo gratuitamente que vai ajudar muito você gostaria que lesse e me desse um retorno do que achou .ok vou colocar o link aqui para vc baixar….http://bit.ly/2AbnIUT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *