Dores de Cabeça e Ansiedade – Como tratar as dores de cabeça

Dores de cabeça e ansiedade Dor de cabeça ou cefaléia é algo que realmente incomoda. Leve, moderada, aguda ou crônica, essas dores são comuns, é difícil encontrar alguém que nunca sentiu.

Mas as dores de cabeça ou cefaléias também são sintomas comuns de diversas doenças, de resfriados até problemas graves de saúde.

Por isso, é importante destacar que é sempre bom procurar um médico para avaliar o seu caso.

A ansiedade e a dor de cabeça podem estar relacionadas em muitos casos, mas primeiro vamos entender o que são esses dois problemas.

Cefaléia ou dor de cabeça Dores de cabeça e ansiedade

 

Dores de cabeça e ansiedade

Podem se manifestar de maneiras e intensidades diferentes, acompanhadas ou não de outros sintomas que ajudam no diagnóstico preciso.

Normalmente ela é um sintoma de algum problema maior e não o problema em si, apenas no caso especifico de enxaqueca.

Ansiedade

A ansiedade é um sentimento ou sensação de uma situação de muita excitação, é um alerta exagerado do organismo. Pode ser confundida com o medo, mas seu fator desencadeante geralmente é algo subjetivo.

O que pouca gente sabe é que existe relação entre a dor de cabeça e a ansiedade.

Pessoas extremamente ansiosas podem somatizar um quadro psicológico. Somatizar é quando algum sintoma surge no corpo devido a um sintoma psíquico.

Então os desconfortos emocionais são interpretados pelo cérebro como algo físico, e em muitos casos de crises de Dores de cabeça e ansiedade a somatização que surge considerada mais comum é a dor de cabeça.

Dores de cabeça e ansiedade

Vale destacar que a dor de cabeça de uma pessoa ansiosa realmente existe, ela está sentindo dor, incomodo. Não é uma invenção para chamar atenção como muitas pessoas acreditam.

Quando falamos em somatização, devemos entender que a dor de cabeça teve uma contribuição do psiquismo e não apareceu por vontade própria ou intenção de sentir algo.

O mito de que ansiedade é frescura deve ser exterminado, é um problema real, com sintomas reais e deve além de levado muito a sério, deve ser tratado.

 

As dores de cabeça mais comuns associadas a ansiedade são aquelas do tipo tensional, em geral a dor se localiza na parte de trás da cabeça com irradiação para o pescoço e ombros.

É como se toda essa região além de tensa, estivesse doendo também.

A ansiedade em geral já provoca uma rigidez muscular na região do pescoço e ombros, por isso a dor de cabeça “é sentida” nessa região.

Como tratar a dor de cabeça provocada pelas Dores de cabeça e ansiedade?

Dores de cabeça e ansiedade

Incialmente é preciso tratar a ansiedade, ou seja, procurar um profissional para começar o tratamento. Em seguida, ele irá avaliar se as dores de cabeça poderão ser tratadas com analgésicos comuns ou se será preciso encaminhar a pessoa para um outro profissional.

Muitas vezes, a dor de cabeça desaparece apenas com a evolução do quadro de ansiedade.

Mas até isso acontecer, o ideal é que a pessoa busque também outras alternativas além dos medicamentos para aliviar as dores de cabeça e também as tensões causadas pela ansiedade.

Procure praticar exercícios físicos: natação, alongamentos, yoga e massagens podem ajudar muito nos dois quadros, vão aliviar os sintomas e deixar o corpo mais relaxado.

 

A importância do tratamento da ansiedade e da dor de cabeça é sempre enfatizada, pois elas atrapalham diretamente a qualidade de vida da pessoa. Portanto, cuide-se.

Dores de cabeça e ansiedade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *