Encarando a Depressão

Encarando a Depressão

Encarando a Depressão – Atualmente no mundo todo uma parte significativa da população sofre de depressão. Mas também há uma parcela que sofre com os maus diagnósticos e até mesmo com o tipo de tratamento.

Os equívocos relacionados ao diagnóstico e tratamento podem ser mais comuns do que se imagina, afinal as causas da depressão são muito variadas, podendo cada pessoa reagir, ter sintomas e crises diferentes.

A motivação para desencadear uma crise de depressão é variada e em alguns casos pode ser múltipla.

Os problema e desafios do cotidiano podem ser comuns para muita gente, mas para outras pode ser o estopim para a depressão.

Dificuldades que deveriam ser enfrentadas como obstáculos se tornam uma imensa barreira, isso tudo se deve a forma como cada pessoa lida com os problemas e acontecimentos da vida.

Isso acontece de acordo com a forma como interpretamos os fatos do dia a dia, como reagimos a eles, como respondemos as contrariedades e adversidades.

Terapia da Aceitação e Compromisso (ou ACT em Inglês)

Essa terapia sugere uma nova visão sobre a depressão, ela sugere que os conjuntos de fatores sociais é diferente para cada pessoa e situação.

Desde a infância aprendemos que ter emoções negativas são é bom, como por exemplo, sentir tristeza, culpa ou medo.

Ou seja, não aprendemos a lidar com isso corretamente, então a pessoa cresce com essa visão e no futuro é que surgem os problemas.

Algumas pessoa chegam a evitar situações que considera problemática na vida, até mesmo acreditam que elas podem sumir se forem ignoradas e com isso voltará a se sentir melhor e Encarando a Depressão .

Quando a depressão surge na vida da pessoa é sinal que algo não está bem, ela nunca surge do nada, tem sempre um motivo.

Considere que as vezes procurar evitar os problemas familiares, no trabalho, na saúde ou de um relacionamento não os faz desaparecer, eles continuam lá e podem até se agravar.

Por isso é fundamental enfrentar seus problemas e medos. Ir de frente e buscar entende-los. Se você não faz isso, seus problemas se tornam cada vez maiores e incapacitantes.

Para saber como curar depressão é preciso ter ajuda e muita força de vontade. Além de entender que é enfrentando a situação que as coisas começam a mudar, a aceitação é perigosa, pode levar ao comodismo e com isso agravar a situação.

A pessoa que sofre de depressão tende a perder a motivação diante das dificuldades ou de aborrecimentos, por isso encarar o problema é um passo importante, é uma reação aquilo que está te incomodando.

Evite cair num padrão de evitar as coisas que considera desagradável ou incomodo, isso poderá aumentar a sensação de angustia, o negativismo e a desesperança.

Procure analisar as situações de vida que lhe contribuem para sua depressão, faça uma perspectiva da sua vida, considere tudo eu já aconteceu de bom e ruim e pese tudo isso.

Sua vida está caminhando para frente ou para trás?

Questione-se:

Seus comportamentos no sentido de evitar a dor emocional não estão contribuindo para o seu estado depressivo?

Sua depressão está ligada a sua situação de vida atual?

Será que a depressão não está te protegendo de algo?

Se você estivesse enfrentando a situação problemática de outra maneira estaria se sentindo melhor?

Quando se tem depressão, é importante aprender a lidar com todo tipo de situações paradoxais e ambíguas.

As vezes aquilo que lhe parece óbvio, pode ser exatamente o que está contribuindo para o aumento e até mesmo manutenção do seu estado depressivo por isso temo que estar Encarando a Depressão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *