Sintomas da Ansiedade e Seus Tratamentos

sintomas da ansiedadeSintomas da Ansiedade e Seus Tratamentos, a  ansiedade nada mais é do que um fenômeno que atinge um número cada vez maior de pessoas e se caracteriza pelos sentimentos de apreensão, aflição, insegurança e incerteza, que aparecem principalmente quando o indivíduo acredita que está em uma situação de perigo.

Esse perigo nem sempre é algo real – por exemplo, a ansiedade faz com que alguns deixem de utilizar o elevador e prefiram subir as escadas, porque acham que assim estarão mais seguras e evitarão passar por algo que será incômodo.

Em níveis bem moderados, a ansiedade está presente em todo o ser humano e é algo positivo, pois faz com que a pessoa possa reagir em situações necessárias.

No entanto, quando a ansiedade ultrapassa os limites da normalidade, passa a ser uma doença, pois impede que as pessoas aproveitem sua vida ou mesmo realizem tarefas simples do cotidiano, pois são vencidas pela aflição.

As causas que levam à ansiedade podem ser várias, desde algum distúrbio no funcionamento do corpo, até grandes experiências negativas que o indivíduo tenha vivenciado.

É bom lembrar que uma sociedade na qual a busca de resultados é o principal (seja profissionalmente ou pessoalmente) pode agravar o quadro de alguém que já tenha tendência a ser uma pessoa ansiosa.

Os sintomas são as preocupações e medos exagerados, o pressentimento constante de que algo de ruim está para acontecer a qualquer momento, não conseguir organizar ou mesmo controlar os próprios pensamentos, coração acelerado, suor excessivo, insônia, irritabilidade intensa, tremores, náusea e reflexos extremamente rápidos.

Sintomas da Ansiedade e Seus Tratamentos

Alguns indivíduos podem desenvolver sintomas diferentes, mas normalmente apresentam pelo menos alguns dos que foram citados.

Ao identificar um possível quadro de ansiedade, é necessário procurar tratamento especializado.

Existem medicamentos que podem controlá-la, no entanto, é fundamental procurar um médico para fazer o acompanhamento.

Outro tipo de tratamento são as sessões de psicoterapia, que podem ser realizadas tanto com um psicanalista, quanto com um psiquiatra, e normalmente levam o indivíduo a entender as causas da sua ansiedade, aprendendo a controlar suas angústias.

Em alguns casos, o indicado é fazer as duas coisas, ou seja, utilizar os medicamentos e fazer as sessões de psicoterapia.

4 Comentários

  1. Achei super interessante esse tema. Aí se me ajudou deve diminuir o irritação de alguém. Parece que ajuda até insonia.

  2. leandro

    Olá Claudinei
    Sou muito ansioso, e isso me incomoda muito.
    Eu Cresci meios algumas brigas familiares
    Que de alguma forma me deixava triste.
    Também passei por uns problemas recentemente, minha mãe teve AVC, e acabei cuidando dela sozinho
    Durante 3 anos.
    Eu dava banho comida etc..
    A cinco meses ela veio a falecer infelizmente
    Então procurei uma psicóloga
    Foi bom pra me ajudar a superar.
    Mais em fim, eu sempre fui ansioso.
    A cinco anos sou evangélico, mais em 2010 ainda não era
    Então eu cantava muito nos bares e feztas, cheguei a montar uma dupla e cantava em vários lugares.
    Sempre acompanhado de uma cerveja.
    Mais o que mais me incomoda nos dias de hoje, é que eu não consigo cantar na igreja.
    Nem tocar estrumento, eu pego no violão o coração des para,as mãos ficam suadas, da tremedeira e eu erro todos os acordes.
    Quando vou falar com micro phone então.
    Acontece tudo isso, e acabo falando rápido de mais.
    Isso tem uma explicação?
    Gostaria que me ajudace por favor..
    Desde já agradeço.
    VC pode me mandar um email pra mim por favor?

    • Claudinei Demez

      Ola! Leandro, sei bem com é isso não é fácil, mas temos que começar a se mexer porque isso só piora, eu posso ti ajudar sim. vou cadastrar vc na minha lista de emails, ok

    • Ola! Leandro, obrigado pelo comentário, isso vai depender muito de você me escreva explicando melhor seu caso. boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *