Remédio Caseiro Para Dependente Químico / Dicas e Receitas

Remédio caseiro para dependente químico

Remédio caseiro para dependente químico, o número de dependentes químicos em todo pais é bastante alto, principalmente quando se compara a quantidade de políticas públicas relacionadas ao tema.

Infelizmente, a droga ainda é um problema social grave, que afeta milhares de pessoas todos os anos e independe de classe social, raça ou idade.

Ou seja, todos estão sujeitos ao problema de maneira direta ou não.

O que se sabe é que a dependência química é cientificamente identificada através de uma série de comportamentos fisiológicos e cognitivos que são provocados pela presença de determinadas substancias no organismo.

Mas é possível limpar essas substancias do organismo, e para isso é preciso tratamento.

Nos últimos anos com o aumento dos índices de dependência química também aumentaram os tipos de tratamentos que auxiliam diretamente na desintoxicação das substancias.

Sabemos que as motivações que levam uma pessoa a ser tornar um dependente químico são as mais variadas, mas o fato é que mesmo assim, a pessoa tendo força de vontade ainda pode conseguir ajuda, tratamento e cura para o problema.

De acordo com estudos, a chave do avanço no tratamento para dependência química está no cérebro humano.

As pesquisas e estudos realizados procuram relacionar e compreender os caminhos percorridos pela substancia dopamina no cérebro humano.

A dopamina nada mais é do que o neurotransmissor da dependência.

É a substancia responsável pela sensação de prazer, que pode ser através da ingestão de uma comida saborosa ou pelo uso de drogas.

O que acontece com o dependente é que ao utilizar a droga o cérebro é inundado da substancia dopamina, daí a sensação de euforia.

Antigamente acreditava-se que o vício era processado apenas nas regiões associadas ao prazer e recompensa, mas depois de diversos estudos realizados em todo o mundo, está comprovado que há outros circuitos envolvidos nesse mecanismo, mas que a dopamina também atua neles.

Existe remédio para dependência química?

Na realidade não existe um medicamento químico ou “remédio caseiro” para a dependência química que tenha sua eficácia totalmente comprovada até os dias atuais.

O que existem são formas paliativas que podem ter mais chances de sucesso em determinados pacientes do que em outros.

Isso acontece porque cada organismo reage de uma maneira, logo o mesmo tratamento pode não ser igualmente bom para todos.

A indústria farmacêutica vem fazendo estudos e pesquisas com medicamentos que futuramente venham a contribuir para o tratamento dos dependentes químicos, mas até o momento são apenas ensaios não existindo nada promissor e eficaz.

O que comumente acontece é que durante o tratamento de dependência química em clinicas, os médicos podem fazer algum tipo de prescrição para o paciente.

Mas existe o acompanhamento 24h do paciente, então os profissionais fazem o monitoramento e através de relatórios é possível saber se a medicação prescrita foi eficaz ou não para determinada pessoa.

O uso de medicamentos sem a prescrição médica é totalmente inadequado, ninguém deve fazer uso de nenhum tipo de substancia sem ordem médica na tentativa de se curar ou tratar o problema.

Os perigos da automedicação são grandes e podem causar consequências graves.

Existem também as receitas de remédio caseiro para tratamento do dependente químico.

Geralmente elas são disseminadas oralmente entre pessoas que procuram ajudar para seus familiares ou amigos.

É importante destacar que, não existe remédio caseiro que cure um vício, não há comprovação científica.

Mas as pessoas podem fazer uso dessas receitas na tentativa de que façam algum tipo de efeito benéfico no dependente.

Como já foi dito anteriormente, muitas clinicas de reabilitação trabalham com profissionais especializados no tratamento e recuperação de dependentes químicos e lá podem ser usados medicamentos ou remédios caseiros com a supervisão dos profissionais para o tratamento da dependência.

Opções naturais como remédio caseiro para dependentes químicos

Hoje existem diversos tipos de remédios naturais que podem ser usados no tratamento da dependência química.

As ervas naturais são amplamente utilizadas para auxiliar no tratamento e controle do vício.

A maior parte das ervas naturais é utilizada em forma de chá ou suco que se transformam em excelentes remédios caseiros auxiliando no tratamento do dependente.

Controlar a ansiedade é a principal meta de quem busca a recuperação, e para isso, existe uma receita de suco totalmente natural que é consumida pelos dependentes a fim de ajudar a acalmar e principalmente combater a compulsão pelo vício.

Ingredientes para remédio caseiro para dependente químico

4 folhas de erva cidreira;
6 folhas de melissa;
1 limão picado sem casca;
1 litro de agua de coco

Preparo:

Para o preparo é preciso que todos os ingredientes estejam bem frescos. Em um liquidificador bata todos os ingredientes por um minuto.

Consumo:

É recomendado consumo do remédio caseiro para dependente químico de um copo do suco até 4 vezes ao dia por pelo menos 30 dias consecutivos.

Esse suco totalmente natural é bastante indicado no combate a ansiedade e a fissura ligada ao consumo da droga. Existem também outros tipos de sucos naturais que ajudam no tratamento de dependentes químicos.

Outra opção é a utilização do café e do limão como remédio caseiro para dependentes químicos ficarem livres do vício com mais facilidade.

Essa opção consiste na pessoa ingerir uma pequena dose de café puro quando sentir vontade de usar a droga ou tomar suco de um limão puro ou chupar a fruta.

O sabor do café e do limão são fortes, afetam o paladar e a pessoa perde a vontade de consumir a droga por algum tempo.

Acredita-se também que o limão seja responsável por ajudar a diminuir os efeitos da abstinência e o café ajuda na limpeza do organismo.

Esse processo deve ser repetido por várias vezes durante o tratamento da dependência como uma forma auxiliar.

É importante destacar que não há estudos científicos a respeito do uso de café e limão no tratamento da dependência química.

Acredita-se que como o dependente precisa de cuidado e principalmente de alguém que o ajude a enfrentar essa fase da abstinência, a ressocialização na clínica e esses tratamentos alternativos funcionam como um efeito placebo.

Tratamentos para dependentes químicos

Existem vários tipos de tratamento para dependentes químicos, que vão desde a internação (voluntária ou compulsória) até aqueles com o uso de medicamentos naturais ou não.

As clinicas é que são as responsáveis pela avaliação do paciente e indicação do melhor tipo de tratamento.

Cada caso é avaliado particularmente, nem sempre o mesmo método tem a mesma eficácia, os fatores que interferem nos resultados são muito variados, por isso a importância de se avaliar o paciente logo que ele dá entrada no tratamento.

Muitas ervas e remédios naturais são utilizados no tratamento dos dependentes químicos, durante o período de tratamento podem ser testados chás e infusões na tentativa de controlar a ansiedade, a fissura e as crises de abstinência do paciente.

É muito importante que o dependente esteja de fato interessado e disposto a fazer o tratamento da forma correta.

O processo pode ser demorado, assim como o surgimento dos resultados, mas é preciso manter-se firme e disciplinado.

Muitas pessoas desistem do tratamento logo no início, a força de vontade e persistência são as chaves da cura.

Por mais difícil que possa parecer, o tratamento para dependentes químicos seja ele feito com remédios caseiros ou outras drogas só terá resultados se a pessoa se manter firme no propósito da cura, caso contrário, as recaídas poderão aumentar e as chances de melhora diminuem.

É fundamental destacar que todo tipo de tratamento da dependência de qualquer tipo de droga não depende apenas de medicamentos, sejam eles caseiros ou não, mas sim de um modelo de tratamento terapêutico que envolva o paciente e também suas questões psicológicas e sociais.

A terapia e a psicoterapia são imprescindíveis durante todas as fases do tratamento, através dessas técnicas o dependente se sente mais confiante e aberto a enfrentar as dificuldades do processo.

Compreensão do vício é o primeiro passo para cura

Entender que o vício é uma doença assim como outra qualquer, é fundamental tanto para o dependente quanto para a família.

Ambos devem buscar essa aceitação, mesmo sendo tão difícil encarar a situação.

O dependente tem como primeiro passo para sua cura, aceitar que está passando por um problema de saúde e que é preciso tratamento adequado, seja ele qual for.

E por sua vez, a família deve procurar entender a situação e dar todo o suporte possível ao dependente.

A negação ao vício é bastante comum, mas é a pior reação que se pode ter.

O vicio já está lá, ele existe, é real, o dependente está cada vez mais envolvido com o processo de dependência, então cabe aos familiares e amigos, aceitar a situação e buscar ajuda para a pessoa.

Toda a conversa é bem-vinda, desde que ela seja pacifica e bem-intencionada, as brigas, imposições e alterações de raiva só vão agravar a situação do dependente, por isso, destaca-se tanto o apoio familiar durante o tratamento.

Também é preciso alterar a química envolvida nos processos decisórios.

Sem isso, apenas parte do mecanismo do vício é combatida.

Ou seja, é necessário “apagar” o impulso e a memória que levam o dependente ao consumo da droga.

O cigarro (nicotina) é a substancia que mais vicia em todo o mundo, em geral ele abre as portas para o uso das outras drogas, mas também é importante ressaltar que grande parte dos vícios são provenientes de propensão genética.

Estima-se que esses fatores genéticos correspondam entre 40% e 60% da vulnerabilidade da pessoa ao vício.

De acordo com a genética pessoas com baixos níveis de receptores de dopamina também seriam mais suscetíveis ao vício, tendendo a achar mais prazerosa a experiência com drogas.

Existe também um gene específico que está associado à síntese de um tipo de enzima, que é uma das substâncias responsáveis pelo equilíbrio de dopamina no cérebro.

Então, as mutações que ocorrem nesse gene fazem com que a pessoa se torne mais ou menos vulnerável a algum tipo de vício.

Eficácia do tratamento para dependentes químicos

Muitas pessoas questionam a verdadeira eficácia dos tratamentos para a dependência química, principalmente quando envolvem remédios caseiros, naturais ou outros tipos de drogas.

O fato é que, a eficácia de qualquer tipo de tratamento depende de uma série de fatores, entre eles está a força de vontade e persistência do paciente.

As clinicas estão sempre cheias de pessoas em busca de tratamento, mas poucas ficam até o final do processo, isso acontece porque ele pode ser bem demorado.

Há vários estágios dentro do tratamento, as recaídas também fazer parte, mas nem todos conseguem entender isso e acabam abandonando ou fugindo.

Isso interfere diretamente na mensuração da eficácia do tratamento para dependentes químicos.

Muitos especialistas afirmam que não existe tratamento eficaz que dure menos de noventa dias.

Menos que isso, a pessoa não consegue se livrar de nenhum tipo de vicio, isso porque, dentro desse período de tempo a pessoa está mais propensa as recaídas, o cérebro está mais vulnerável durante os três primeiros meses após a última utilização da droga.

Tipos de dependência química

A dependência química é considerada uma doença crônica e multifatorial e pode ser desenvolvida por muitos fatores, como a frequência e quantidade de consumo da substancia.

A dependência química é dividida em dois tipos ou grupos, um é o de substancia psicoativas especificas, que está relacionado ao consumo de álcool e drogas como cocaína e crack, o outro e o de uma categoria de substancia psicoativas, como as diferentes substancias farmacológicas.

A dependência pode ser física e psicológica, a física é aquela onde o organismo da pessoa sente abstinência pela substancia e o organismo necessita da substancia para não passar por crises.

A dependência psicológica é aquela onde o organismo não precisa da substancia, mas o psicológico acaba desenvolvendo um desejo cada vez maior por seu consumo.

Mas para qualquer tipo de dependência existe tratamentos diferenciados que oferece resultados positivos na recuperação sempre acompanho de médicos, terapeutas e psicólogos que auxiliam na preparação da pessoa para conviver em sociedade sem risco de recaídas, dependendo o caso não é necessária internação ou ela ocorre por um curto período de tempo e depois pode ser seguida em casa, onde muitas pessoas utilizam métodos caseiros para ajudar na recuperação.

A abordagem multidisciplinar é a melhor forma de tratamento utilizada nas clinicas e centro de apoio de todo o pais.

Esse método é mais eficaz, pois é possível abordar a pessoa dependente da forma mais completa.

Em geral a equipe multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e terapeutas.

Cada profissional tem suas técnicas para abordar o paciente dependente de forma que o tratamento seja o melhor possível.

É importante entender que a reabilitação é o resultado de todos os esforços combinados.

Remédio caseiro para dependente químico.

1 Comentário

  1. Pingback: Tratamento para Dependentes Químico Gratuito | veja mais sobre...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *