Entenda o Que é Transtorno de Ansiedade Generalizada

Ansiedade-GeneralizadaEntenda o que é transtorno de ansiedade generalizada

A maioria das pessoas se preocupa mais em saber como controlar ansiedade do que em entender o que ela provoca ou como dever ser tratada.

 

 

O entendimento sobre os transtornos causados pela ansiedade são fundamentais para saber lidar com a situação.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é na verdade a preocupação excessiva, mas é diferente daquela em que estamos acostumados a vivenciar no dia a dia.

A preocupação sentida pelas pessoas que sofrem de TAG é claramente fora das proporções convencionais, foge da dimensão real do problema ou do impacto.

O transtorno de ansiedade generalizada é na verdade um transtorno de ansiedade comum, mas que envolve preocupação, nervosismo crônico e tensão excessiva.

E o motivo da ansiedade generalizada é difuso, ou seja, pode surgir de um sentimento de medo ou uma inquietação da vida, deixando muitas vezes a pessoa em estado de hipervigilância.

E como todo tipo de ansiedade, a TAG causa desgaste físico e mental, drenando a energia mental e provocando problemas para dormir, relaxar, deixando o corpo em estado de alerta mais tempo que ele deveria ficar.

E com isso as tarefas do dia a dia acabam sendo afetadas diretamente.

É importante destacar que nem todas as pessoas que apresentam TAG podem ter os mesmos sintomas do problema.

– Sintomas emocionais de transtorno de ansiedade generalizada:

– Sentimento generalizado de temor ou apreensão.

– Preocupações diversas e constantes na cabeça.

– Falta de tolerância com incertezas, tendo a necessidade de saber tudo que vai acontecer no futuro.

– Sente que a sua ansiedade é incontrolável, não nada que se possa fazer para parar de se preocupar.

Mas além desses sintomas ainda existem os sintomas comportamentais da TAG, que são:

– Incapacidade de relaxar.

– Dificuldade em expressar-se.

– Dificuldade em se concentrar, não consegue ter foco.

E os sintomas físicos:

– Náuseas, diarreia e dores no estomago.

– Tensão muscular, dores no corpo.

– Problemas para dormir.

– Inquietação.

Para ajudar a controlar ansiedade no caso do transtorno generalizado, é preciso se entender melhor, procurar apoio dos familiares e de um profissional.

Como a preocupação excessiva é o principal fator no transtorno de ansiedade generalizada, alimentar as preocupações, crenças de medo, receios e pensamentos negativos é prejudicial para a pessoa.

É importante entender o que alimenta sua preocupação, de onde ela vem, de fatores externos, internos, de outras pessoas ou situações difíceis que está passando.

A preocupação em geral é auto gerada, mas é preciso identificar o fator desencadeante, que muitas vezes é o próprio dialogo interno negativo que torna os níveis de ansiedade da pessoa intolerável.

A ansiedade é uma resposta do organismo que se expressa através de um comportamento que pode ser entendido como “lutar” com uma ameaça percebida de maneira deturpada pelo cérebro.

É comum a mente ser invadida por pensamentos variados e difusos, em alguns casos a pessoa passa a tentar resolver problemas que ainda não aconteceram e então surge mais um fator desencadeante do transtorno de ansiedade generalizada.

Para entender como controlar ansiedade é preciso procurar ajuda e ter calma. Olhar para os medos e preocupações sob uma perspectiva diferente, se possível mais equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *