Tratamento Para Drogados

Tratamento Para Drogados

Tratamento para drogados – Lidar com o problema da dependência química é sem dúvida algo bastante complicado.

Mas infelizmente nem todas as famílias conseguem lidar com o problema e os principais motivos para isso são a falta de estrutura familiar adequada, problemas financeiros, a não aceitação, entre outros fatores.

Sabemos que é uma situação bastante complicada, mas que é preciso ser enfrentada, abandonar o indivíduo com problemas nunca será a melhor alternativa.

Entretanto muito menos fingir que o problema não está acontecendo com a sua família.

Os casos de negação são bastante comuns, as pessoas geralmente não estão preparadas para lidar com um assunto tão sério como a dependência química.

Quando isso acontece, é importante procurar a ajuda especializada dos grupos de apoio, lá eles irão esclarecer todas as dúvidas sobre a dependência.

Muitos indicam clinicas e auxiliam na forma de conduzir o problema dentro de casa.

Ou seja, os grupos de apoio dão todo o suporte para a família e para o dependente e tudo isso sem custos.

Em geral casa dependente químico estabelece uma relação diferente com a droga, isso acontece porque cada um apresente necessidades diferentes.

A dependência química é resultante da interação de vários aspectos da vida do indivíduo, entre eles: o aspecto social, biológico e psicológico.

Por isso, as abordagens e intervenções devem ser diferenciadas para um, já que se deve considerar todos os aspectos particulares.

É importante destacar que, em quase todos os casos as técnicas usadas no tratamento para drogados precisam ser constantemente reavaliadas durante o processo e adaptadas para o momento do paciente, o tratamento para drogados é sempre personalizado, de acordo com cada paciente.

Por isso, a importância de procurar ajuda, a pessoa pode tentar se tratar sozinha, mas com o suporte adequado as chances de sucesso no tratamento são bem maiores.

Dependência é uma doença

A todo momento devemos nos lembrar que a dependência química é uma doença e que ela interfere em todos os aspectos da vida do indivíduo, muitas vezes as interferências são mais graves, envolvem além dos familiares surgem outros problemas de saúde, podendo se transformar num ciclo vicioso de problemas e doenças.

O primeiro passo para se livrar da dependência química é a aceitação, o indivíduo e a família devem aceitar que a dependência é uma doença e o drogado precisa de tratamento adequado.

Em seguida é preciso fazer a interrupção do uso das drogas e o encaminhamento para o tratamento com profissionais.

O tratamento para drogados deve ser planejado buscando além de interromper o uso da droga, visando a reinserção do indivíduo em novas atividades, tanto sociais, profissionais, familiares e principalmente a prevenção de recaídas.

Em média o tratamento para drogados pode durar em de 1 a 5 anos.

O tratamento da dependência é realizado através de abordagem multidisciplinar.

A abordagem multidisciplinar nada mais é do que uma equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, neurologistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais entre outros profissionais, que vão participar de todo o processo de tratamento para drogados até a alta médica.

Todos esses profissionais são responsáveis pelo diagnostico e acompanhamento do paciente durante o período de tratamento, que pode ser através de internação ou apenas visitas frequentes, mas apenas o médico poderá indicar qual será o melhor para o paciente após uma avaliação.

O tratamento para drogados pode ser dividido em etapas, onde cada uma delas será de acordo com a fase de motivação em que o paciente se encontra.

Não se trata de fases sequenciais, elas são feitas aleatoriamente de acordo com a situação do paciente, algumas fases podem até mesmo serem repetidas.

A motivação para tratar a doença varia no paciente com uma dependência.

Etapas do Tratamento para Drogados

As etapas do tratamento para drogados começam com a redução de danos.

É fundamental fazer o controle dos danos, principalmente durante a fase de pré contemplação e contemplação.

Nessa fase o paciente dependente químico não aceita ajuda, então os profissionais de saúde podem oferecer medidas de proteção que minimizem os danos causados pela droga.

Essa atitude inicial geralmente abre portas que são as responsáveis por aproximar o paciente do tratamento permitindo-lhe perceber as possibilidades de cura através do tratamento.

Durante a etapa inicial de contemplação e preparação é muito importante que o dependente consiga encontrar suas próprias motivações internas para interromper o uso da droga.

Logo em seguida começa a segunda etapa, chamada de consulta motivacional, nela o paciente recebe ajuda para perceber quais os benefícios e malefícios do uso das drogas e tem orientações adequadas sobre tomar a decisão de interromper o uso.

É nessa etapa que começa o tratamento para o início da abstinência também chamado de desintoxicação, para evitar recaídas.

O que acontece é que as drogas causam efeitos altamente impactantes no cérebro e também no organismo, então a interrupção súbita do uso de algumas drogas pode causar sérios efeitos e sensações desagradáveis no paciente.

Daí entra a terceira etapa do tratamento para drogados, que é a construção de um projeto terapêutico individual.

Durante a abstinência o paciente pode ter algumas reações, como tornar-se agitado, sentir mal-estar, mudanças no humor e irritabilidade.

Com o tratamento adequado para drogados, o paciente poderá se ver livre dessas sensações desagradáveis, de forma que o inicio da abstinência seja menos sofrido

A quarta etapa envolve os processos de reabilitação e a prevenção de recaídas.

A abstinência em dependentes que passaram por muitos prejuízos econômicos, pessoais e sociais ou que se encontram em situação de marginalização, irão precisar de um suporte maior para realizar a reabilitação cognitiva e social, onde só uma clínica especializada poderá oferecer.

 A importância da reabilitação no processo de Tratamento para Drogados

Sem dúvida no tratamento para drogados o processo de reabilitação é um dos mais difíceis de serem enfrentados, mas com determinação, força de vontade e o apoio adequado, essa fase pode ser superada com sucesso.

É nesse processo que o dependente passa pela avaliação neuropsicológica para se identificar problemas na concentração, memória, ou em outros aspectos que possam influenciar na tomada de decisões.

E caso haja algum déficit o tratamento de reabilitação neuropsicológico é indicado.

Outra etapa de extrema importância é a preparação para o retorno a uma vida social ativa e evitar depressão.

O retorno a sociedade e a inserção a uma atividade profissional são fundamentais nessa última etapa do processo.

Voltar a convivência familiar e dos amigos também faz parte dessa etapa.

Retornar a sociedade e buscar a inserção em uma atividade profissional é fundamental para a recuperação da autoestima do paciente, o convívio na comunidade dará suporte para que o indivíduo se mantenha firma no propósito de sair curado do tratamento.

Durante essa etapa, a equipe multidisciplinar exerce papel fundamental de apoio e superação.

É importante destacar que quanto menos se separar o paciente dependente da sua família e da sua comunidade mais fácil e rápida será a sua reinserção.

A instituição onde é realizada esta etapa do tratamento deve ser capaz de estabelecer um vínculo com a família, amigos e com a comunidade.

Os serviços de saúde próximos da residência do paciente também funcionarão como um apoio nessa fase.

Além disso, a prevenção de recaídas também é uma etapa importante para a manutenção da abstinência.

É nessa etapa do tratamento para drogados que tem como objetivo ajudar o paciente dependente a encontrar um novo estilo de vida, totalmente diferente do anterior, além disso, o indivíduo vai aprender estratégias que o afastarão do uso de drogas e de possíveis recaídas.

Como funciona o tratamento para drogados

É possível encontrar o tratamento para dependentes químicos nos serviços de saúde pública, em clinicas privadas, em comunidades terapêuticas, instituições religiosas e associações como os Alcoólicos Anônimos, os Narcóticos Anônimos.

Mas é importante destacar que apenas um médico poderá indicar qual a melhor forma de tratamento e fazer prescrições de medicamentos.

A equipe multidisciplinar também exerce papel fundamental durante todas as etapas do tratamento, mas tudo deve ser feito com acompanhamento de um médico.

O atendimento de dependentes em geral é caracterizado em duas etapas principais: a desintoxicação que tem como objetivo a retirada da substância ilícita, e a manutenção, que tem como objetivo a reorganização da vida do indivíduo sem o uso prejudicial da substância.

É primordial que o indivíduo leve a sério o processo de tratamento e entenda que o uso da substancia que o deixou dependente deve ser totalmente excluído da sua vida a partir de então.

É realmente uma decisão difícil, mas sem essa firmeza as chances de o tratamento não surtirem efeito são enormes.

Caso o paciente esteja com muitas dúvidas sobre o processo e principalmente com dificuldades de abandonar o uso das drogas, é aconselhável que a família leve o paciente até um grupo de apoio para ter maiores informações a respeito.

Lá ele será orientado sobre como deverá agir, poderá ouvir depoimentos de outras pessoas que também estão envolvidas no mesmo processo e buscam o tratamento.

Os grupos de apoio como o próprio nome sugere funcional como um grupo de amparo, onde as experiências são trocadas, gerando muita reflexão sobre o assunto e principalmente em como é possível mudar a situação.

É preciso deixar claro que, a internação não é a única forma de tratamento para drogados, existem outros métodos como os encontrados nos grupos de apoio que auxiliam o dependente a perceber sua condição e as condições de tratamento.

A importância das fases do tratamento

A desintoxicação é primeira fase mais importante do tratamento para drogados, é durante esse período que o médico depois de avaliações faz a indicação do método de desintoxicação adequado para cada pessoa.

Esse processo pode ser feito através da administração de medicamentos com o objetivo de minimizar os sintomas decorrentes da retirada da droga, principalmente durante as crises de abstinência, diminuindo a ansiedade, as fobias e evitando a depressão entre outros.

É importante destacar que, as características e a intensidade do sofrimento físico e psíquico provenientes da suspensão do uso da droga vão depender do tipo de substância utilizada pelo indivíduo e do padrão de consumo da mesma.

Mesmo assim, a reação é algo totalmente individual de cada paciente.

O acompanhamento psicoterapêutico é a segunda fase mais importante e que geralmente dura mesmo depois do final do tratamento.

O profissional faz a anamnese individual e cria um objetivo para o paciente seguir.

O desenvolvimento desse objetivo é acompanhado pelos psicólogos, eles fazem a orientação de forma mais adequada a cada caso, e em seguida elabora o plano terapêutico com conjunto com os demais profissionais.

As sessões de terapia podem ser individuais ou coletivas, quem decide é o profissional.

Elas não são suspensas, podem ser feitas mais ou menos espaçadas, mas na maioria dos casos o paciente continua fazendo as consultas mesmo depois da liberação do médico para evitar qualquer tipo de gatilho que possa levar a pessoa a voltar a usar drogas.

Durante o tratamento os profissionais vão elaborar um relatório através da anamnese do paciente, onde irão conhecer os fatores pessoas, ambientais e familiares que estão relacionados ao processo da doença/dependência, vão ter dados concretos para elaborar o plano de tratamento, poderão direcionar os esforços de acordo com o que o paciente precisa para se curar.

É feita uma grande investigação na vida do paciente, onde essas informações colhidas servirão de base para o médico e a equipe multidisciplinar montarem o plano de tratamento.

O tempo de tratamento é variável de acordo com a situação e o prognostico de cada paciente.

Em média, o tempo para que o paciente comece a sentir os efeitos do tratamento é a partir de 90 dias.

O tratamento é na realidade um coletivo de ações que visam restaurar a saúde como um todo do paciente.

Devolvendo ao indivíduo condições de voltar a viver em sociedade com a auto estima recuperada assim como a sua saúde física e mental.

Durante todo o tratamento o objetivo é proporcionar ao dependente o senso de responsabilidade e de cuidados pessoais.

Em alguns centros de tratamento o cunho religioso também é trabalhado de maneira que o enfoque seja a concentração e o desvio dos pensamentos para a droga evitando as recaídas.

O tratamento não deve ser considerado um isolamento e sim uma nova chance de voltar a viver com qualidade.

Tratamento para drogados

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *