Comportamento da Pessoa Depressiva Entenda o Problema

DepressãoComportamento da pessoa depressiva  entenda o problema

Conviver com uma pessoa depressiva pode ser bastante complicado e doloroso, afinal, nem sempre as pessoas próximas conseguem ajudar e se fazer presente.

A depressão é um fator que pode ser desencadeado por diversos motivos, cada pessoa possui um fator desencadeante diferente, sendo assim o tratamento também é diferenciado em cada caso.

Podemos considerar a depressão como uma doença do pensamento.

A pessoa depressiva em geral é triste, tem alteração no seu humor e principalmente no estilo de vida, muitas vezes de uma pessoa alegre e extrovertida ela se transforma em alguém calado, pensativo e triste na maior parte do tempo.

Um dos fatores desencadeantes da depressão é a ruminação, que nada mais é do que aquele quadro onde a pessoa fica ruminando problemas, sentimentos ou situações por muito tempo.

A pessoa fica pensando em algum acontecimento especifico, no que ela fez de errado, no que deu errado, no porque, passa a reviver alguma situação, insiste em tentar entender, mas de nada isso tudo adianta.

Ou seja, a pessoa vive numa situação de ruminação constante, ela tem mais chances de desenvolver depressão.

A busca do irreal também é outro fator desencadeante da depressão, é como a busca pela perfeição onde a pessoa está sempre pensando e passa muito tempo pensando em detalhes que não vão mudar em nada o resultado final do problema.

É importante ressaltar que, a busca pela perfeição é uma luta sem vencedor, quando a pessoa passa a buscar isso incessantemente ela acaba se distanciando do mundo real, daquilo que é plenamente capaz e ficando cada vez mais próxima de um objetivo irreal.

E a partir daí é comum que essa pessoa acabe se fechando para o mundo, que é um outro fator desencadeante da depressão.

A psicoterapia é uma das opções mais indicadas para o tratamento dos quadros de depressão. Ela ajuda a pessoa a mudar o seu padrão (errado) de pensamento, altera seu pensamento depressivo, de perda ou derrota.

Através de terapia ela aprende a tornar conscientes os pensamentos automáticos, aprende a questionar aqueles pensamentos disfuncionais e negativos, transformando-os em pensamentos racionais.

Ou seja, a terapia trabalha no sentido de tentar corrigir ao máximo os pensamentos, os sentimentos, os comportamento e a condição física da pessoa.

É fundamental trabalhar esse conjunto para se obter um resultado positivo no tratamento da pessoa depressiva.

Como pensa uma pessoa depressiva?

O modo de pensar de uma pessoa depressiva, deprimida em geral é sempre negativo, ela não consegue enxergar o é bom e positivo, está sempre defensiva.

Além disso, ela pode desenvolver uma imagem muito distorcida de si próprio, do mundo e do futuro.

A pessoa não enxerga possibilidades, alegrias, positivismo ou esperanças, com isso, qualquer obstáculo por menor que ele seja, acaba se transformando em algo intransponível.

Pessoas depressivas são pessimistas, não percebem mudanças boas, apenas entendem que seus problemas são permanentes e pessoais, ou seja, eles não vão mudar ou melhorar em momento algum.

O comportamento depressivo em geral é passivo, indeciso e pode até ter tendências suicidas. Muitas vezes a pessoa procura fazer apenas as coisas que são rotineiras, não tentam nada diferente, e desiste com facilidade.

Os sintomas físicos mais comuns em pessoas depressivas são: a falta de apetite, desanimo, desinteresse pelo sexo, falta de sono e cansaço excessivo.

Existem diversos tipos de depressão e de níveis diferentes, por isso, é preciso indicar ajuda a essas pessoas, e a melhor forma é incentivar a como curar a depressão através de ajuda profissional especializada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *