Dicas de Como Lidar Com a Depressão no Ambiente de Trabalho
Dicas de como lidar com a depressão no ambiente de trabalho. A depressão é um problema de saúde e possui vários níveis dentre eles: leve, moderado e severo.
Entre os sintomas que ela possui o mais marcante em todos os níveis e casos é a diminuição do humor.
Os problemas relacionados a diminuição do humor podem inicialmente parecer algo sem tanta relevância, mas para a pessoa que convive com o problema, com o passar do tempo as variações de humor podem atrapalhar o desempenho no cotidiano e principalmente no ambiente de trabalho.
Os primeiros problemas comumente notados na pessoa com depressão é a dificuldade de concentração, variações repentinas de humor, irritabilidade, falta de criatividade, os pensamentos tendem a ficar menos claros e capacidade de produtiva no trabalho também é afetada diretamente.
Ou seja, diversos problemas são desencadeados a partir da depressão e das variações de humor, com isso até mesmo os níveis de energia e o desempenho no trabalho são afetados e ai começam outros tipos de problema.
Ao lidar com uma pessoa que esteja sofrendo de depressão é preciso atenção e paciência, afinal são as reações fisiológicas que afetam a pessoa, é importante ser consciente de que o tratamento profissional é parte fundamental da manutenção e recuperação do problema.
Pessoas em cargos de gerência, chefia e colegas de trabalho devem ter atenção quando alguém apresentar algum dos sintomas de depressão, devem recomendar acompanhamento, entender a situação e contribuir de forma positiva para ajudar.
Nos relatos de pessoas depressivas no ambiente de trabalho, as queixas mais comuns são a apatia, tristeza, mau humor e dificuldade de exercer as tarefas.
Nesses casos é fundamental a ajuda para superar o problema sem que o emprego seja colocado em risco.
Caso você se identifique com alguns dos sintomas, saiba é plenamente possível obter tratamento, controle e até mesmo a cura do problema, basta procurar ajuda.
Mas também sabemos que esse é um passo muito complicado, nem todas as pessoas se autodiagnosticam ou aceitam ter depressão, o sentimento negativo e a pena de si mesmo muitas vezes não deixam a pessoa enxergar a realidade como ela é.
Se você está se sentindo deprimido e isso está afetando o seu trabalho, tente perceber que é preciso mudar essa situação, se livrar do sentimento incapacitante e buscar melhorar.
Confira algumas dicas de como curar a depressão e elimina-la da sua vida e do ambiente de trabalho:
- Procure Definir Metas
A pessoa que sofre de depressão fica sem foco e concentração, por isso a dica é construir metas para ajudar no foco tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
Crie listas de tarefas para serem realizadas no dia a dia, isso facilitará no cumprimento das suas obrigações no trabalho. Use prioridades para lista-las.
Lembre-se que essas metas devem ser bem claras e realistas sobre o que você dá realmente conta de fazer, não coloque coisas que não será capas de cumprir.
Tente perceber até que ponto é possível dividir uma pequena tarefa em outras tarefas menores, procure incluir um prazo de término para as atividades da lista.
Converse com alguém da empresa sobre o seu problema, informe alguém do que está acontecendo, é melhor as pessoas saberem do que julgarem erroneamente a situação, ou seu chefe entender que você está desinteressado no seu trabalho.
Todo estado depressivo exige atenção redobrada, uma ajuda, uma atitude firme, positiva são motivações acrescidas para a melhoria da situação, por isso não hesite e procure ajuda.
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