Você Já Comprou Por Impulso?

Comprar por impulso Se Você já comprou por impulso deve saber se o ato de comprar é saudável ou mera impulsividade. Comprar por impulso pode ser um comportamento que vai do normal ao patológico. Saiba mais!

O comportamento impulsivo é uma característica da personalidade que pode variar de pessoa para pessoa, e que pode atravessar diferentes estágios, do normal ao patológico.

Vivemos em uma época em que a oferta e demando pelo consumo aumenta cada vez mais.

Celulares, computadores e diversos equipamentos eletrônicos, roupas da moda, sapatos, automóveis, entre outras tentações, que muitas vezes não precisamos, mas que, com um toque de magia, nos mostram como sendo imprescindíveis na nossa vida.

Quando compramos alguma coisa, não estamos exatamente comprando um produto ou serviço, muitas vezes estamos comprando um significado, um conceito, algo que traga um sentido e preencha um vazio. Este vazio a ser preenchido é apresentado para nós como sendo uma necessidade, que não temos, mas que acreditamos ter.

Muitas pessoas acreditam que o ato de comprar seja uma terapia. Mas nem sempre esta terapia cabe no nosso orçamento, e então, o vazio preenchido pela compra, torna-se um problema, uma dívida maior do que podemos pagar, e assim surge um novo vazio, e compramos novamente. Assim o ato de comprar por impulso vai, aos poucos, tornando-se um círculo vicioso.

Quando compramos sentimo-nos bem, a sensação de prazer levanta a nossa autoestima, sentimos que alguma coisa estava faltando e que aquilo que compramos veio para suprir. Acontece que não respeitamos os limites, na verdade quando somos tomados por sentimentos e emoções, raramente pensamos nos limites, e isso é nocivo.

A euforia e a emoção que sentimos, nos leva a comprar, e quando começamos a olhar para as nossa emoções e refletir sobre elas, podemos analisar melhor se o que vamos comprar vale a pena.

Uma forma de conter a impulsividade é traçar objetivos, fazer planos, e fazer uma força para não deixar as emoções ditarem as nossas compras.

O ato de comprar por impulso é nada mais do que um sinal do quanto estamos satisfeitos com a nossa vida ou não, do quanto estamos felizes como somos e quem somos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *