Como Acabar Com a Insônia # Controlando a Ansiedade

Como acabar com a insônia: Sofrer com ansiedade é algo mais comum do que se imagina. A ansiedade é um fator comum na vida das pessoas, é na realidade uma resposta normal do organismo diante de situações estressantes ou de ameaça.

Ao longo das nossas vidas provavelmente já passamos por situações como essa diversas vezes, no entanto, nem todas as pessoas reagem de maneira igual e daí a importância de se ter atenção aos casos de ansiedade.

As motivações para o surgimento da ansiedade são as mais diversas possíveis, elas podem surgir sem nenhum motivo aparente, em diferentes intensidades e principalmente podem atrapalhar a rotina de vida da pessoa, afetando diretamente a qualidade de vida.

Uma situação bastante comum para quem sofre de ansiedade a falta de sono ou até mesmo a insônia.

A ansiedade tende a deixar a pessoa com a mente e o corpo mais inquietos, em estado de alerta por períodos mais longos que o normal com isso a qualidade do sono é a primeira a ser afetada.

A dificuldade de descansar o corpo e a mente podem elevar ainda mais os níveis de estresse, desencadeando crises de ansiedade e também de pânico.

Daí a importância de procurar ajuda especializada.

As preocupações da rotina do dia a dia são fatores geram a ansiedade, que por sua vez, provoca a elevação dos níveis de estresse noturno.

Ou seja, acontece uma soma de tensões caracterizadas por preocupação excessiva e nervosismo que atrapalham o descanso e o sono da pessoa.

Vale destacar que a má qualidade de sono também pode ser algo provocado pela ansiedade.

Em geral isso ocorre, quando a pessoa fica em estado de alerta até muito tarde da noite, passa a sentir medo, mas mesmo assim se deita e não consegue dormir, ela fica sonolenta, tem pequenos momentos de sono, mas ele não é continuo.

Ou quando a pessoa dorme e acorda constantemente, isso acaba impedindo que ela atinja as fases mais profundas do sono.

Como acabar com a insônia ?

O que fazer para controlar a ansiedade antes de dormir?

Quanto o assunto é sono podemos dizer que é melhor ter qualidade de sono do que quantidade, ou seja, é preferível dormir bem mesmo que sejam poucas horas, do que dormir mal uma noite inteira.

A pratica de atividades físicas é uma das formas mais eficazes de se combater a falta de sono provocada pela ansiedade.

Através da pratica regular é possível controlar significativamente os níveis de estresse e fazer com que a pessoa tenha noites de sono melhores e consequentemente melhor qualidade de vida durante o dia também.

Se você sofre de ansiedade é hora de mudar a sua visão com relação a isso e buscar nos exercícios físicos a sua cura e solução para saber como acabar com a insônia.

Sabemos que muitas pessoas não gostam de atividades físicas, ou simplesmente não arrumam tempo livre para se dedicar a algum tipo de exercício.

Primeiramente é importante dizer que o problema não está na atividade física e sim na sua própria mente, a forma como você relaciona dor ou prazer as atividades físicas é que vão determinar o que você gosta ou não de fazer.

Sendo assim, entendemos que é comum as pessoas criarem uma certa resistência aos exercícios, mas ao mudar sua mente e visão sobre eles e entendendo que sua fisiologia e controle emocional andam juntas para o bem-estar da mente e do corpo, as atividades se tornam mais simples e prazerosas de serem feitas.

A caminhada está entre os exercícios mais completos e benéficos ao organismo.

Ela é capaz de melhorar a circulação sanguínea, trabalha uma serie de músculos, ajuda no controle da pressão arterial e na oxigenação do cérebro.

Uma hora de caminhada diariamente é o ideal para que a pessoa em pouco tempo sinta seus enormes benefícios, porém é preciso começar aos poucos, faça inicialmente 30 minutos duas ou três vezes por semana, depois aumente para 40 minutos e três vezes na semana e assim gradativamente.

Dessa maneira o seu organismo se adaptará melhor a atividade, você evitará dores e cansaço excessivo, irá se acostumando aos poucos.

A prática diária da caminhada pode trazer bons resultados na qualidade seu sono.

Basta seguir firme no propósito e se dedicar para ver os resultados.

De acordo com diversos estudos, os exercícios físicos têm a capacidade de remodelar o cérebro e liberar mais endorfina e monoamina, que são neurotransmissores que desempenham papel importante na excitação, na formação das emoções, no humor e na cognição.

Sendo assim, a caminhada faz bem para o corpo e principalmente para a mente, ajudando a aliviar a ansiedade, o estresse e a depressão.

Exercícios e metas

Ao começar a fazer caminhadas, procure estabelecer pequenas metas para si mesmo, seja no tempo a ser feito, no trajeto percorrido ou na quantidade de dias que irá praticar.

Rotinas são importantes para que os bons resultados apareçam.

Uma boa caminhada é aquela que dura no mínimo 45 minutos, porém para quem está começando agora, “vencer” os primeiros 30 minutos já é excelente, aos poucos você vai aumentando o tempo e a disposição.

Caminhar nas ruas próximas à sua casa pode ser uma excelente opção para começar a se movimentar.

Parques e áreas ao ar livre também são ótimas para praticar essa atividade, o contato, mesmo que visual com outras pessoas fazendo exercícios também funciona como um estimulo para o cérebro.

Ter uma companhia durante a caminha também pode ser bastante motivador, chame um amigo ou familiar para caminhar com você e conversar sobre como acabar com a insônia.

Caminhadas no final do dia são a melhor opção para ajudar a controlar a ansiedade antes de dormir e melhorar a qualidade do sono, já que ao final da atividade o seu corpo estará mais cansado e com isso o sono virá mais rápido.

Vale destacar que toda atividade física é benéfica ao organismo, se você não gosta de caminhar procure aquilo que te motiva, um esporte, ir à academia ou até mesmo aulas de dança.

O mais importante é escolher uma pratica que movimente o seu corpo e a sua mente para saber Como acabar com a insônia.

DICA EXTRA: CLIQUE AQUI – E-book gratuito sobre os 3 fatores para controlar a ansiedade

Como acabar com a insônia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *