Confira Quais os Alimentos Que Ajudam a Controlar a Ansiedade e o Estresse

Atualmente as pessoas estão cada vez mais atarefadas e sem tempo para realizar suas atividades normais do dia a dia.

A pressa também pode ser considerada um fator constante na vida das pessoas, até mesmo das crianças, que além de estudar possuem outras atividades após as aulas.

A vida corrida atual pode ser além de cansativa, desgastante e se não houver atenção, os sintomas da depressão e do estresse em pouco tempo podem se manifestar.

Mas antes que eles se manifestem ou caso você já tenha algum dos sintomas é preciso atenção e muito cuidado, principalmente com a alimentação. Isso mesmo a alimentação pode ser uma ótima chave de como controlar ansiedade.

Mas como curar estresse através da alimentação?

Sim, é plenamente possível, mas é preciso fazer uma readaptação na alimentação, introduzir os alimentos adequados de maneira que os sintomas do estresse sejam aliviados e ao longo do tempo seus efeitos no organismo sejam tão benéficos possibilitando a curar o estresse.

Muitas vezes o processo de ansiedade começa pela vontade de comer, é comum já que a ansiedade pode provocar uma bagunça nas emoções e o reflexo dessa desordem é notado na saúde da pessoa.

Ataques de gula são comuns e muitas vezes o tratamento com terapias pode ajudar, mas é através da alimentação adequada que os nutrientes do alimento vão atuar diminuindo o estresse, a ansiedade, aumentando os níveis de serotonina no organismo.

Confira abaixo alguns dos principais elementos que ajudam a controlar ansiedade:

Laranja: essa fruta é um excelente relaxante muscular natural, ajuda no combate ao estresse, previne a fadiga e melhora o funcionamento do sistema nervoso. Como é rica em vitamina C, ela inibe a liberação do cortisol (hormônio relacionado ao estresse) no organismo.

Em geral as frutas cítricas ricas em vitamina C, diminuem a secreção do cortisol que é o hormônio liberado em resposta ao estresse e a ansiedade e também é o responsável por transmitir as outras partes do corpo essas informações.

Por isso, o consumo de frutas ricas em vitamina C é tão importante, pois elas aumentam a sensação de bem-estar no organismo.

Banana: rica em triptofano, essa fruta ajuda na produção de serotonina, no combate da depressão e também age aliviando os sintomas de ansiedade.

Maracujá: as folhas de maracujá são ricas em alcalóides e flavonóides que são substancias atuantes no sistema nervoso central, agem como analgésicos e relaxante muscular natural.

Peixes: contem altas concentrações de zinco e selênio, substancias que atuam diretamente no cérebro, ajudam a manter a ansiedade controlada.

Brócolis e espinafre: ricos em potássio e ácido fólico, eles previnem a depressão, pois ajudam no funcionamento das células e no sistema nervoso.

Em geral os quadros de estresse e ansiedade, apresentam queda no nível de açúcar no sangue, por isso é preciso atenção na hora de suprir essas carências. Quando o estresse está elevado, o corpo passa a utilizar a glicose de maneira desordenada, consumindo as proteínas dos músculos como fonte de energia, portanto, é preciso ter uma alimentação rica em carboidratos e proteína magra para equilibrar a absorção.

É fundamental ter atenção com a alimentação, o aconselhável é procurar um profissional especializado, um nutricionista, para que ele monte um cardápio voltado para suas necessidade e principalmente de acordo com o seu quadro de ansiedade e/ou depressão, sempre levando em consideração seus sintomas e hábitos.

Carboidratos: Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. “Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição”, explica Rosana Farah. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.

Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade.

Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. explica a especialista em nutrição clínica e gastronomia, Rosana Farah.

O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.

Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes.

É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, “desenferrujando” o cérebro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *