Dependência Emocional Como Superar |Como superar essa dependência

Dependência emocional como superar

Dependência emocional como superar – Fala-se pouco sobre o assunto, mas os casos de dependência emocional são bastante frequentes em nossa sociedade moderna.

As pessoas estão cada vez mais envolvidas com problemas emocionais que por diversas vezes acabam interferindo no dia a dia e também na saúde física como um todo, por isso, é importante falar sobre o assunto.

A dependência emocional pode ocorrer em um relacionamento afetivo ou familiar e pode interferir bastante na vida da pessoa que depende emocionalmente de outra.

Na verdade, a dependência emocional oculta uma necessidade de controle e segurança, que geralmente é manifestada por alguém que não tem confiança em si mesmo.

Por isso, os profissionais a classificam muitas vezes como nociva.

Ela é nociva, porque o bem-estar da pessoa, o seu equilíbrio emocional e até mesmo sua felicidade dependem de outra pessoa.

Ou seja, é uma condição problemática que transfere a responsabilidade para o outro, quando na realidade essa responsabilidade é única e exclusivamente da própria pessoa.

Além disso, os envolvidos da dependência emocional não conseguem enfrentar as situações do dia a dia como as demais pessoas, a falta de autoconfiança e o medo acabam impedindo.

A dependência emocional é alimentada pela insegurança e baixa autoestima, fazendo com que a pessoa busque no outro a segurança que não tem em si mesma.

E isso acontece nos mais variados tipos de relacionamentos (família, amigos e casal).

Podemos dizer que, a pessoa fica “viciada” nessas relações e daí surgem os problemas e sofrimentos emocionais.

Inicialmente é preciso ressaltar que, existe tratamento e cura para a dependência emocional, a pessoa pode romper com os elos emocionais.

Mas é preciso ter consciência de que é um processo que exige determinação e paciência para conseguir superar a dependência emocional e superá-la.

Entender de onde vem a dependência emocional é o primeiro passo para a mudança.

Como mudar o comportamento da dependência

As mudanças são sempre as principais responsáveis pela melhora das pessoas que sofrem de dependência emocional.

É fundamental entender que é preciso mudar, romper com os elos de dependência para conseguir superar o que se está vivendo.

Através do acompanhamento profissional a pessoa conseguirá expressar e entender de onde vem o apego sem limites que ela sente.

Ou seja, ela vai conseguir reconhecer seus medos e limitações, além de entrar em um processo de reflexão para entender também quais são as suas potencialidades.

Todos nós temos grandes potencialidades, mas sem sempre conseguimos identificar isso em nós mesmos e muito menos aplicá-las em nossas vidas.

O processo da descoberta e aceitação da dependência emocional é lento, pode demorar bastante.

mas vale destacar que esse tempo irá variar de acordo com cada pessoa e com a situação emocional no qual ela se encontra.

Por isso, o apoio psicológico é tão importante para superar essa fase, além disso, o profissional irá ajudar no desenvolvimento pessoal como um todo, melhorando comportamentos, ensinando a lidar com as emoções e impulsos.

Diminuindo as situações de instabilidade de maneira que a pessoa se sinta cada vez mais confiante e com a auto estima mais elevada, superando a dependência emocional.

O primeiro passo para superar a dependência emocional é o reconhecimento do problema, a pessoa nunca conseguirá superar algo que ela mesma nega.

Então, ao reconhecer que existe um apego desmesurado é hora de buscar ajuda.

O segundo passo é aprender a lidar com as incertezas.

A dependência emocional gera uma necessidade de controle, porque isso seria um sinônimo de segurança.

Então, é preciso que a pessoa entenda que o futuro é impossível de ser controlado.

Assim que é impossível controlar os outros o tempo todo, só podemos controlar a nós mesmos.

É importante destacar que, a incerteza não é algo negativo, pelo contrário, é perfeitamente comum, todos os seres humanos lidam com ela constantemente.

Concentrar-se mais em si ajuda a superar a dependência emocional

Outro ponto importante e que deve ser trabalhado diariamente é a concentração em si mesmo.

A pessoa deve esforçar-se para concentrar mais sua energia em si mesmo, não se trata de egoísmo e sim de centralizar a energia na pessoa mais precisa.

É comum que o dependente emocional se centre quase que exclusivamente no outro e no acompanhamento profissional.

Assim a pessoa é direcionada a trabalhar todos os pontos que irão ajudar a reforçar a identidade pessoal dela.

Durante o acompanhamento a pessoa vai aprender se equilibrar emocionalmente e também a aprender a dizer não para pessoas e situações.

É muito importante entender que respeitar o outro não significa abrir mão de alguma coisa.

Pelo contrário, isso é autonomia emocional, é quando a pessoa recupera a sua capacidade de decisão e escolha e consegue fazer o uso correto disso.

A pessoa deve procurar respeitar a sua individualidade.

Durante o acompanhamento a pessoa é incentivada a não viver do passado.

As experiências passadas sejam elas boas ou ruins serviram como aprendizado, podem até servirem como referência, mas a pessoa não deve viver baseada nessas experiências anteriores.

O grande aprendizado consiste em ser capaz de tomar as lições do passado e aplicá-las ao presente, para fazer melhor, ser melhor e principalmente se sentir melhor.

Para superar a dependência emocional também é importante que a pessoa assuma a responsabilidade e o controle de suas emoções.

Não se deve culpar emoções e decisões tomadas incentivadas por ela, isso pode ser chamado de vitimismo.

A pessoa é sempre totalmente responsável pela forma como manifesta suas emoções, não se deve culpar nada e ninguém.

Aprender a estar bem sozinho também é fundamental para o processo de superação da dependência emocional, assim quando devemos procurar um Psicanalista?

ninguém necessariamente depende do outro para ser feliz, para se sentir realizado, para arrumar um emprego ou realizar tarefas simples do cotidiano.

Lembre-se sempre que: você deverá ser sempre a sua melhor companhia.

Como é possível superar a dependência emocional?

Tratar questões psicológicas sozinho pode ser algo complicado, nem todas as pessoas conseguem, por isso, o acompanhamento profissional é tão recomendado.

Através de um profissional, a pessoa se sente mais a vontade para falar e ouvir.

E sendo bem direcionada a pessoa tem grandes chances de melhora e até mesmo cura da dependência emocional.

Superara dependência emocional envolve várias etapas, a primeira delas é procurar ser o mais sincero possível consigo mesmo e buscar as raízes dessa dependência.

As motivações podem ser as mais variadas possíveis, cada pessoa possui uma motivação e os gatilhos que despertam o problema.

Na verdade, a superação da dependência emocional começa com o equilíbrio emocional e a percepção de si mesmo como dono da própria vida.

É reconciliar-se com si mesmo, procurando se encontrar nos espaços no qual você possa ser você mesmo, sem a interferência de ninguém.

As atividades realizadas sozinhas são sempre as mais indicadas durante o acompanhamento da dependência emocional, como por exemplo, a pratica de ioga, meditação, a caminhada e até mesmo cursos.

É um momento de se reconectar com você mesmo.

Também é importante falar dos pensamentos negativos.

Sim, é normal que eles façam parte da sua vida, até mesmo do dia a dia, mas é fundamental trabalhar isso, para que eles não se manifestem de maneira que impeçam a pessoa de alguma coisa.

Sentimentos como medos e ciúmes são os mais comuns, é preciso ser mais forte que eles para superar a dependência emocional.

Evite ter esses pensamentos negativos, troque por boas lembranças ou ligue para um amigo para conversar, todo apoio sempre é bem-vindo.

Procure compartilhar suas experiências, falar sobre seus sentimentos, a comunicação é o pilar fundamental para todo e qualquer tipo de relacionamento.

É através da conversa que a pessoa dependente emocional poderá se abrir com relação aos seus sentimentos e se fazer compreendida pelos outros.

A dependência emocional pode ser superada?

A resposta para essa pergunta é sim.

Quando a pessoa busca essa superação para sua vida, ela fatalmente a consegue.

Mas vale lembrar que, essa superação faz parte de um processo de mudança bastante radical e que por isso pode levar bastante tempo para surgirem os resultados.

E desistir não deve ser uma opção.

É muito comum que a dependência emocional apareça quando se tem alguma ruptura ou separação da pessoa dependente, daí surgem os sintomas da abstinência da presença dessa pessoa.

Os principais sintomas são: ansiedade, sentimento de culpa, pensamentos negativos frequentes, pensamentos obsessivos e até mesmo depressão.

Como diminuir a Ansiedade? CLIQUE AQUI.

Por isso, é tão importante o tratamento da dependência emocional com um profissional qualificado, pois a dependência pode evoluir para problemas mais sérios como é o caso da depressão.

O problema da pessoa dependente está nela mesmo, e não no outro ou em qualquer tipo de fator externo.

Na realidade, a motivação da dependência é interna, é da mente.

Compreender isso, é o passo principal para superar a dependência emocional.

O grande problema com a dependência emocional é a pessoa acreditar que precisar dos outros é humano, saudável e natural, quando na realidade nada disso é saudável.

Não existem justificativas para a dependência, ela é um desequilíbrio emocional que precisa ser mudado e principalmente tratado.

Os hábitos das pessoas, os costumes e necessidades de afeto é que criam essa tendência de precisar de alguém. Ou seja, a principal causa de dependência emocional é a necessidade.

É preciso que a pessoa dependente emocional mude de postura, de pensamentos, crenças, comportamentos e atitudes para conseguir superar o problema.

Pode parecer difícil, mas a longo e médio prazo essas mudanças vão fazer efeito, a pessoa vai se acostumando com as mudanças e passa adotar as novas posturas, é um grande exercício de aprendizado e conhecimento de si mesmo.

Mudanças e superação

Como já foi dito anteriormente, as mudanças são a grande chave para superação da dependência emocional e outros problemas.

A pessoa dependente deve acreditar que a sua vida é valiosa, portanto, não é necessário ter outra pessoa para isso. Acreditar que o outro não é muleta, num relacionamento os dois devem ser apoio mutuamente.

De certa forma, todos nós precisamos dos outros para uma infinidade de coisas e assuntos, mas enquanto indivíduos únicos do mundo, também necessitamos de zelar pela nossa individualidade.

Cuidar de si mesmo, é cuidar do corpo e da mente, e cuidando de si, os outros serão atraídos e não o contrário, ninguém cuidará de você melhor que você mesmo.

A situação de vida ideal é aquela em que a pessoa consegue ser independente e feliz por si mesmo.

E só então, conseguir escolher um parceiro (a) adequado.

O parceiro adequado é aquela pessoa que é capaz de contribuir com coisas positivas para a sua vida, que é capaz de somar, acrescentar coisas boas.

É preciso evitar os relacionamentos tóxicos, e focar nas pessoas que te respeitam, valorizem, tratem bem e que leve algo positivo para sua vida.

Mas, se o relacionamento só te prejudica é aconselhável terminar.

Mas é possível viver sozinho? clique aqui…

Lembre-se que a sua vida dependente exclusivamente do que você faz, não está diretamente ligada aos outros.

Seus problemas é você quem deve corrigir ou resolver.

Por isso, busque sempre bons amigos, mantenha as relações familiares saudáveis, tenha seus hobbies, procure um bom trabalho e seja independente.

Essas são as principais chaves para recuperar e superar sua dependência emocional.

Superar a dependência emocional é um processo que envolve esforço e muita determinação.

As recaídas podem surgir, e devem ser consideradas parte do processo de melhora, por isso é tão importante ter acompanhamento profissional, para que toda mudança seja acompanhada de perto e os aconselhamentos sejam adequados.

Tentar superar a dependência emocional sozinho também é possível, porém, pode ser mais complicado e nem todas as pessoas estão preparadas para enfrentar as mudanças sem o amparo profissional.

Procure ser paciente e forte, confronte as suas necessidades emocionais, lute para não cair na tentação, insista em todas as mudanças que lhe forem indicadas, elas serão muito benéficas.

Comece a acreditar que você tem a força para seguir em frente sozinho, faça disso o seu mantra.

Pois, se você quiser realmente superar a dependência emocional terá que estar disposto a sentir o esforço, a viver as mudanças e se adaptar as novas regras.

Não sinta medo ou vergonha, procure ajuda profissional e comece a mudar aquilo que está te prejudicando. Você é dono da sua vida, liberte-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *