Técnica de Produtividade Pomodoro – Como ser mais produtivo

Técnica de Produtividade Pomodoro, o primeiro passo para que você se torne uma pessoa mais produtiva é tomar a iniciativa de tentar melhorar através da mudança de velhos hábitos e da incorporação de técnicas especificas como a pomodoro.

A técnica pomodoro pode ser uma excelente aliada na sua rotina para tornar seus dias mais produtivos.

Ela pode ser usada por estudantes, funcionários, empresários e qualquer outro profissional que deseje realmente melhorar seu rendimento.

Hoje em dia, com a quantidade de demandas que surgem em nossa vida por todos os lados, sabemos que fica realmente complicado dar conta de tudo, até mesmo planejar uma agenda pode ser difícil.

Mas essa técnica foi criada justamente para ajudar você a se reprogramar e trabalhar de forma sistêmica para obter melhores resultados aplicando a técnica de produtividade pomodoro.

Então se você é aquele tipo de pessoa que vive esquecendo dos prazos, enrolando e procrastinando deve começar a usar a técnica de produtividade pomodoro para mudar isso.

Primeiramente é preciso começar pela organização, use uma folha de papel, agenda ou um bloco de notas para listar as tarefas que devem ser realizadas durante o seu dia, coloque tudo que julgar importante.

Em seguida destaque as 3 tarefas mais importantes de todas que listou.

Feito isso, veja qual dessas 3 tarefas é a mais urgente e comece por ela.

Identificar, segmentar e priorizar são as palavras chave para o seu começo com a técnica pomodoro.

Outra ferramenta necessária para adotar essa técnica de gestão do tempo é um relógio ou cronometro para marcar o tempo que você irá permanecer concentrado em cada bloco.

E quais as tarefas em que posso usar a técnica de produtividade pomodoro?

Você pode usar essa técnica de produtividade pomodoro em qualquer tarefa da sua vida, seja pessoal ou profissional.

Ela é totalmente livre e te permite aplicá-la a tudo, ela exige de você apenas organização, determinação para segui-la.

Mas é importante ressaltar que, tarefas mais complexas ou maiores provavelmente vão exigir mais do que apenas 25 para serem cumpridas, sendo assim, você pode dividir em quantos blocos for necessário.

Uma das vantagens de se usar essa técnica é que você acabará diminuindo sua ansiedade em acabar as tarefas, aprende a executar os projetos através de etapas e a ser mais organizado.

Você vai perceber que a técnica te ajudará não só a organizar suas tarefas, mas também a sua vida de maneira geral.

E por que essa técnica de produtividade pomodoro?

A técnica de produtividade pomodoro funciona porque a pessoa aprende a ser mais organizada e a controlar sua mente.

Assim, as distrações tão comuns no dia a dia se tornam limitadas apenas ao período de intervalo, ou seja, durante o bloco você estará totalmente concentrado e focado nas suas tarefas.

Repare que antes de utilizar essa técnica provavelmente você ao mesmo tempo em que estaria escrevendo um relatório atenderia um telefonema ou checaria um e-mail, com isso a tarefa principal deixa de ser o foco e acaba demorando muito mais tempo para ser executada.

É fundamental se livrar das distrações para começar a trabalhar efetivamente, senão você corre o risco de passar o dia todo sendo interferido e não rendendo nada, apenas estará acumulando mais e mais trabalho.

Muitas pessoas passam por isso, elas tendem a ficar adiando o início das tarefas por não saber por onde devem começar, se perdem nas informações e não tem prioridade alguma.

E com essa técnica você será estimulado a escolher apenas uma tarefa por vez para ser cumprida dentro de um período de tempo flexível, porém muito eficaz.

A pessoa após estabelecer sua meta para ser alcançada em 25 minutos, sente-se naturalmente mais estimulada para conquistar novos objetivos.

Vale destacar que durante o período do bloco não é indicado que a pessoa cheque o celular, isso prejudica a atenção, leva a falta de foco.

É preciso priorizar sempre as tarefas a serem executadas em relação às outras coisas.

Durante os 5 minutos de intervalo entre os blocos você está livre para fazer o que desejar, tome um café, confira suas redes sociais, faça o que desejar nesse período.

Em geral os intervalos têm efeito de premiação para o cérebro, com isso você vai desejar querer repetir a experiência sempre.

Quando surgem os resultados da técnica de produtividade pomodoro?

Os primeiros resultados são percebidos em pouco tempo, você mesmo se sentirá impactado por eles.

Porém é preciso praticar a técnica com bastante frequência para os resultados positivos sejam mantidos a longo prazo.

Você notará em pouquíssimo tempo uma grande diferença na sua organização e agilidade, já para o domínio completo da técnica a pessoa leva em média 20 dias, desde que a pratica seja constante e feita corretamente.

Uma boa dica para não se distrair e continuar focado no bloco em que está trabalhando é caso tenha vontade de levantar, de tomar água, lembrar de fazer uma ligação ou qualquer coisa do tipo, anote numa folha, assim quando acabar o bloco você poderá cumprir o que estava na lista “alternativa”.

Mas nunca, de forma alguma, interrompa seu bloco pomodoro na metade para fazer outra atividade que veio a sua cabeça. Isso é uma distração querendo puxar você de volta para a procrastinação.

Através dessa técnica de produtividade pomodoro você poderá calcular quantos blocos serão necessários para determinadas tarefas, te ajudará a associar diferentes atividades com quantidades de pomodoros e ao final do dia visualizar o que foi efetivamente produzido.

E também a repensar se todas as atividades eram realmente necessárias e se existem formas de diminuir o tempo que empregado para atingir os mesmos resultados.

A técnica de produtividade pomodoro é uma forma fácil e divertida de fazer você ser mais disciplinado e principalmente organizado.

Sem essas duas qualidades é muito difícil ser uma pessoa mais produtiva em qualquer setor da vida.

Através dela o seu cérebro é condicionado a focar na tarefa a ser realizada, evitando a procrastinação e o mal desempenho.

Então lembre-se sempre: primeiro identifique quais as suas tarefas, segmente todas elas e em seguida coloque a prioridade de cada uma delas, mas sempre a mais urgente é a primeira a ser realizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *