Tratamento para Dependentes Químico Gratuito | veja mais sobre…

Tratamento para Dependentes Químico Gratuito

Tratamento para Dependentes Químico Gratuito..

Tratamento para Dependentes Químico Gratuito  – a dependência química é um assunto sério, ela é uma doença e que precisa de tratamento, na maioria dos casos esse tratamento deve ser intenso, pois curar os efeitos que as drogas causam no organismo não é algo fácil e nem pode ser feito do dia para a noite, é preciso tempo e determinação.

Em todos os países conseguir desintoxicar uma pessoa é uma prioridade em que os governos têm sua parcela de ajuda, através de atendimentos, clinicas e grupos de apoio, fazem com que a pessoa volte ao convívio social é a meta.

Remédio caseiro para ajudar o dependente.

Em nosso pais a rede de tratamento para dependentes químicos ainda é um pouco precária, possui diversas dificuldades em realizar a recuperação dos dependentes, principalmente por causa da falta de recursos.

Mas tudo que é feito nesse quesito é realizado com muito empenho para ajudar os que passam por esse problema.

Em geral, as clinicas de reabilitação que oferecem tratamento para dependentes químico gratuito, são os locais mais bem preparados para receber os dependentes, lá eles têm todo apoio médico e psicológico necessários durante todo o processo de recuperação.

Existem clinicas particulares onde todo o tratamento é cobrado e também as clinicas gratuitas que contam com a colaboração de doações da população e verbas do Estado para se manterem ativas atendendo os dependentes.

Algumas, cobram menores valores para ajudar na manutenção do local e dos profissionais, mas a família do dependente deve enviar os itens de higiene pessoal, roupas, roupas de cama e outros itens para ajudar na estadia durante o tratamento.

Mesmo sendo um tratamento para dependentes químicos gratuito, muitas clinicas pedem algum tipo de ajuda financeira ou doação de materiais para que elas se mantenham ajudando os dependentes nesse momento tão delicado.

A maioria trabalha com poucos recursos e muitos pacientes, visto que o número de pessoas envolvidas com algum tipo de dependência tem aumento muito nos últimos anos.

Dependência é uma questão de saúde

É fundamental deixar claro que, a dependência química é uma importante questão de saúde e procure tratamento para dependentes químico gratuito

Ela deve ser vista e compreendida como uma doença grave e crônica, onde o paciente necessita de tratamento muitas vezes de alta complexidade.

Infelizmente falar abertamente sobre a dependência química ainda é um tabu para a maioria das pessoas, é uma questão polêmica em que muitas vezes a família prefere esconder, por vergonha ou medo.

Esse tipo de comportamento deve ser evitado, é preciso falar sobre o assunto, pois quanto mais se falar sobre a dependência química mais isso servirá de alerta para outras pessoas, principalmente para os jovens.

Esconder uma doença não fará com que ela desapareça, pelo contrário, só reforça o peso que uma dependência causa nas pessoas.

Familiares e paciente não devem ter vergonha do tratamento, devem se orgulhar, pois estão buscando ajuda e amparo e fazendo o melhor para o paciente.

Essa é postura correta perante a dependência.

Com relação ao melhor tipo de abordagem de tratamento gratuito ou não para dependentes químicos, ainda existe um pouco de polêmica, principalmente quanto a efetividade.

O fato é que, todos os esforços são voltados para a busca de um tratamento que seja eficaz e com uma abordagem totalmente segura que vise a recuperação do indivíduo.

A maioria dos vícios atinge a saúde e a vida da pessoa de uma maneira geral, todos os aspectos são afetados de alguma maneira seja ele em maior ou menor grau.

Sendo assim, a principal preocupação dos locais que oferecem tratamento para dependentes químicos gratuito é que o tratamento consiga atingir todas as necessidades múltiplas do paciente.

Ou seja, a maioria dos locais trabalha com a intervenção personalizada e voltada para abranger todo o conjunto de necessidades de cada paciente.

Assegurar que o paciente seja bem atendido é um comprometimento que toda clínica de recuperação possui.

Busca por tratamento grande em todo o pais

A situação real é que em todo o pais a busca pelo atendimento gratuito para tratamento de dependentes químicos é grande.

O SUS Sistema Único de Saúde infelizmente ainda não consegue receber e atender todos os casos de pessoas que necessitam de tratamento.

Os pacientes que fazem apenas acompanhamento psicológico ainda conseguem um acesso melhor ao tratamento nos ambulatórios e postos de saúde, mas os casos que necessitam de internação muitas vezes ficam aguardando durante muito tempo.

O que acontece é que ainda não é oferecido uma nova abordagem de atendimento aos casos de saúde mental no pais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o Brasil ofereça apenas 0,34% de leitos do que seria necessário para conseguir atender toda a população de dependentes químicos.

Infelizmente esse é um dado verdadeiro, por isso tantas famílias sofrem com seus familiares precisando de tratamento e acabam buscando ajuda em instituições religiosas gratuitas, pois não tem condições de arcar com um tratamento numa clínica particular.

Então as famílias se veem obrigadas a lidar com o problema da dependência e com a falta de atendimento especializado, somando mais um problema.

As clinicas mantidas por instituições religiosas existem em grande número e estão espalhadas por todo pais.

Nelas o paciente dependente químico é acolhido por uma equipe especializada e muitas vezes compostas por ex-dependentes químicos que foram reabilitados e estão lá para ajudar outros a se livrarem de seus vícios.

Esse tipo de instituição em geral vive de doações da comunidade, pequena ajuda dos familiares dos pacientes e pouco recurso externo como verbas públicas, algumas nem chegam a receber nada do governo.

Com a dificuldade em encontrar um tratamento para dependentes químicos gratuito, o indivíduo se vê sem apoio, principalmente aqueles com famílias desestruturadas e sem condições financeiras e com isso acabam ficando cada vez mais marginalizados e encontram nas ruas um local de acolhimento, junto de outros dependentes.

Essa situação é mais comum do que imaginamos.

A internação é para todos?

Essa é uma pergunta bastante comum, e a resposta é simples. Na realidade a internação é um direito de todos, porém ela não é recomendada a todos.

Nem todos os casos necessitam de internação para tratamento, mas para isso é preciso uma avaliação de um profissional.

O SUS tem como foco o tratamento dos dependentes químicos gratuito através dos atendimentos ambulatoriais, ou seja, sem a necessidade de internação.

Com isso, as vagas disponíveis para as hospitalizações diminuíram drasticamente.

Sendo assim, a internação é vista como opção apenas quando o paciente já está em um estágio grave, correndo riscos, praticando furtos para manter seu vício, sofrendo crises de abstinência, overdoses ou então quando há baixa adesão aos outros métodos.

Mas a indicação depende do diagnóstico do médico e do perfil do paciente.

O que acontece é que existem sim a possibilidade da internação e tratamento gratuito pelo SUS, mas não é tão fácil conseguir uma vaga.

As poucas vagas disponíveis são direcionadas aos casos mais graves, porém o que dificulta ainda mais o acesso a esse tratamento é a falta de vagas.

Por isso, muitas famílias demoram a conseguir uma vaga para internação, passam meses na fila esperando a oportunidade de tratamento para o familiar.

Para conseguir uma vaga para tratamento para dependente químico gratuito através do SUS (Sistema Único de Saúde) o primeiro passo a ser dado é procurar um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), caso a cidade não possua essa unidade, o recomendado é procurar então um posto de saúde e se informar sobre os atendimentos com o psiquiatra, em geral é esse profissional que faz o atendimento e encaminhamento do paciente.

Após a avaliação do médico, o dependente iniciará o tratamento ambulatorial.

Caso o dependente já tenha sido atendido em outro local é indicado que a família leve todos os comprovantes e histórico médico do paciente para avaliação nesse novo atendimento.

Em seguida, após avaliação do profissional ele indicará a melhor forma de tratamento, se há necessidade de internação e fará o encaminhamento do paciente para uma instituição credenciada e com vaga para recebe-lo.

Buscando o atendimento gratuito

A maioria das famílias busca o atendimento gratuito para o paciente, muitas vezes o indivíduo não consegue a vaga pelo SUS mesmo apresentando todos os critérios para a internação.

Nesses casos existem duas possibilidades: buscar instituições filantrópicas ou recorrer à Justiça para conseguir uma vaga.

As instituições filantrópicas são instituições que dependem de recursos financeiros de doações, mas que oferecem tratamento gratuito aos dependentes químicos.

Algumas podem cobrar mensalidades em valores acessíveis, melhores do que uma clínica particular.

Mas também existem aquelas que possuem as chamadas “vagas sociais”, voltadas para pessoas sem condições financeiras, geralmente para se conseguir uma dessas vagas, o paciente passa por uma análise com um assistente social e também com um médico.

O outro caminho para conseguir uma vaga gratuita é recorrer à Justiça para obrigar o governo a encontrar uma vaga pelo SUS ou então, custear a internação numa clínica particular.

Para entrar com o recurso na justiça é preciso procurar a Defensoria Pública da sua cidade.

Esse processo pode demorar alguns meses para ser aprovado, vale destacar que nesses casos a renda familiar e o histórico médico do paciente também são levados em conta.

Ou seja, apenas os casos que realmente é indicada a internação tem mais chances de serem aprovados.

Outra opção é procurar diretamente as clinicas privadas e as mantidas por instituições religiosas ou sem fins lucrativos para tentar uma “vaga social” para o paciente.

Muitas deles já possuem vagas destinadas a esses casos, principalmente para famílias sem condições financeiras e psicológicas de cuidar do paciente.

Também é importante destacar que o tratamento ambulatorial realizado na maioria dos postos de saúde, é o primeiro contato com o tratamento que o dependente irá fazer, então mesmo a vaga da internação demorando a sair, é muito importante que o paciente vá aos atendimentos ambulatoriais frequentemente.

Sobre os tipos Tratamento para Dependentes Químico Gratuito

Existem vários tipos de internação, a maioria oferece todo o apoio necessário para que o dependente supere a fase de abstinência e a fase final de manutenção entre todos os tratamento para dependentes químico gratuito.

A internação voluntária e a involuntária são as mais comuns, mas o processo dentro da clínica de reabilitação funciona utilizando os mesmos processos para ambos.

Após a consulta inicial com o psiquiatra e o médico, o primeiro passo é a desintoxicação, essa é uma fase difícil, que exige muita força de vontade, e todo paciente conta com a ajuda dos profissionais da clínica, principalmente para controlar as possíveis crises de abstinência causadas pela falta da droga no organismo.

Esse primeiro momento é mais complicado, principalmente porque o paciente está recém-chegado na clínica, sua saúde física e mental também está abalada e pode ser difícil se adaptar.

Os primeiros três meses de tratamento para dependente químico gratuito geralmente são focados na limpeza do organismo do paciente, a chamada desintoxicação e sair da depressão.

Nesse período as atividades são todas voltadas para aliviar as tensões e ansiedade, assim como as sessões de terapia.

É importante frisar que, esse período de desintoxicação pode variar de acordo com cada paciente, alguns demoram mais tempo outros menos.

As terapias também auxiliam no relacionamento interpessoal através do compartilhamento de experiências entre os internos.

Cada abordagem do tratamento é especifica para o paciente, por isso as avaliações iniciais são tão importantes, pois é partir delas que são definidas as técnicas de tratamento a serem utilizadas e com o passar do tempo, funcionarão como uma forma de mensurar como está indo o tratamento, se os resultados estão sendo positivos.

É fundamental procurar uma clínica que esteja realmente empenhada em reabilitar o indivíduo, a preocupação de toda a equipe faz toda a diferença.

Procure conhecer o estabelecimento antes de levar o seu familiar ou amigos para internação, certifique-se que o local está preparado para recebe-lo e se conta com profissionais qualificados.

Ainda não existe a cura total para os dependentes químicos, no entanto, o que está provado é que a recuperação é possível desde que o tratamento e acompanhamento seja contínuo.

Pois, quem passa uma vez por uma situação de dependência deverá estar sempre alerta, inclusive os familiares para que a pessoa não tenha uma recaída e volte para o vício.

É possível viver longe do vício, deixar de ser dependente, mas para tudo isso é preciso força de vontade, determinação e apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *