Vícios Como Se Livrar Deles /Baixe E-book Gratuito

Vícios como se livrar deles

Vícios como se livrar deles – Quando se ouve a palavra vício as pessoas tendem a associar a dependência a determinadas substancias, como as drogas, álcool ou o cigarro.

Porém, é preciso esclarecer que dependência pode englobar outros tipos de dependências, como a emocional, dependência de trabalho, de atividades físicas, de dinheiro, de status, de internet e até mesmo de rezar ou louvar e conversar com a família.

Por isso, devemos entender que a dependência é algo bastante extenso e complexo, envolvendo diversos níveis de dependência e formas.

Mas, o que é comum a todo tipo de vício é que a pessoa dependente de um vício está sempre “presa” condicionada por algo ou alguém.

Vale destacar que, também existem os vícios positivos.

Os vícios positivos são aqueles em que a pessoa se torna um grande empreendedor, um bom atleta, uma pessoa espiritualizada, entre outros.

Ou seja, é quando a pessoa se envolve com algo bom, positivo e dá seguimento a isso de maneira dedicada.

Porém, os vícios negativos, é que acabam ganhando mais conhecimento, que são aqueles que envolvem drogas, cigarro, bebida, etc.

A grande diferença do vício positivo para o negativo é que as pessoas se tornam positivamente viciadas, se tornam grandes criadores e bem feitores na vida, já as pessoas que são orientadas pela vontade tornam-se negativamente viciadas e por consequência tem suas vidas devastadas pelo vício.

Vício seja ele qual for deve ser diagnosticado e tratado, o acompanhamento profissional é muito importante em todo o processo.

Mas antes de qualquer coisa, é preciso que a pessoa envolvida com qualquer tipo de vício queira se livrar dele, é necessário que ela tenha consciência que tem um problema e precisa de ajuda para resolve-lo.

Incentive sempre que possível uma pessoa viciada a procurar ajuda, evite julgar. Compreenda a situação de dificuldade e seja solidário com a pessoa e com a família.

O que leva uma pessoa ao vício?

Essa pergunta é bastante comum, principalmente entre os familiares e amigos de uma pessoa viciada.

A resposta pode parecer uma pouco vaga, já que os fatores que levam uma pessoa se tornar uma dependente química são variados.

Ou seja, as motivações variam de acordo com cada pessoa, é difícil responder, por isso o acompanhamento é tão recomendado.

O que sabemos é que é fácil entrar em um vício e muito difícil de sair dele.

Ao contrário do que muitas pessoas afirmam, vicio não está ligado a desvio de caráter, ele é uma doença e necessita acompanhamento e tratamento.

A pessoa viciada tem suas funções cerebrais alteradas, suas emoções e pensamentos também são afetados.

No caso das drogas, elas são capazes de acionar o sistema de recompensa do cérebro e despertar uma área especifica encarregada de receber as sensações de prazer.

O que acontece com a pessoa viciada são alterações cerebrais que interferem seriamente na sua vida como um todo.

Existem diversos estudos que investigam as características de predisposição de uma pessoa ao vício, alguns indivíduos possuem maior risco a exposição a esses fatores do que outros.

Por isso, o ideal é que a pessoa evite qualquer tipo de contato com os elementos que causam a dependência, mas caso já esteja envolvida, o melhor é se livrar do vício o quanto antes.

O organismo e a saúde de uma pessoa viciada também sofre diversas consequências.

As motivações para se começar um vício são muito particulares,  de uma maneira diferente. cada pessoa é de um jeito e chega ao vício

Problemas com relacionamentos amorosos, familiares e amizades podem ser motivações para a pessoa começar um vício, assim como problemas financeiros, nos estudos, com os filhos ou por pré disposição genética.

Não é impossível se livrar de um vício, basta que a pessoa envolvida esteja realmente disposta a mudar a sua vida de maneira radical.

O processo de reabilitação muitas vezes é lento, mas o abandono ao vício deve ser feito de forma rápida e nunca gradativa para evitar problemas.

Como se livrar dos vícios?

Se livrar de um vício pode ser uma tarefa bem árdua, que vai exigir muito da pessoa envolvida, mas é possível se livrar deles e ter uma vida normal novamente, basta ter muita força de vontade para mudar a situação e encarar esse desafio com perseverança.

A pessoa que deseja se livrar de um vício deve encarar o problema de frente, não pode enfrentar a situação gradativamente, não existe o abandono aos poucos.

É preciso coragem e firmeza para dar esse primeiro passo.

A fase de abstinência é realmente muito difícil, mas extremamente necessária para a mudança.

Ela deve ocorrer o quanto antes, a pessoa deve evitar postergar essa fase, o ideal é enfrenta-la.

Procure ajuda médica, se necessário e evite adiar qualquer etapa do processo.

A pessoa deve passar a evitar as más companhias, ou aquelas pessoas que possam induzir ou persuadir para voltar ao vicio ou abandonar o tratamento.

Também recomenda-se evitar ficar muito tempo sozinho, o correto é estar acompanhado de pessoas que gostam de você e estão lhe ajudando a superar essa dificuldade pode ser fundamental nessa batalha.

Durante a abstinência, a pessoa deve desconfiar das vontades de fazer algo que não sabe o que é exatamente, essa é uma fase de muita atenção, pois essa vontade pode estar ligada ao vício, que por sua vez, pode significar uma recaída.

A dica principal para se livrar dos vícios é a mudança de hábitos, pode até parecer superficial num primeiro momento, mas mudar hábitos simples podem ser fundamentais para a quebra da antiga rotina e principalmente das associações com o vício.

Todo tipo de mudança é muito bem-vindo.

Evitar frequentar os lugares que ia antes de começar o processo de se livrar de um vício é primordial.

Tais lugares podem remeter a pessoa ao vicio, dando margem para recaídas.

Vale destacar que, a pessoa poderá estar sujeita o tempo todo a recaídas, mas é preciso foco e determinação para evita-las.

É comum que o dependente ache que pode recorrer ao seu vício só um pouquinho que não irá fazer mal, esse tipo de pensamento/comportamento é errado, e deve ser evitado.

A pessoa deve se livrar absolutamente de tudo aquilo que possa remeter ao antigo vício ou a qualquer consumo que possa significar um primeiro passo.

Comportamentos da dependência

Para se livrar dos vícios as pessoas devem entender o quão eles são prejudiciais a sua vida e dos que os cercam.

Alguns vícios podem ser mais destrutivos do que os outros, por isso é tão importante a pessoa ter consciência do quão prejudicial é continuar a alimentar o comportamento inadequado, que na maioria das vezes acaba tomando conta da sua vida, causando diversos transtornos.

Podemos dizer que a pessoa que deseja se livrar de um vício, vive entre o reforço positivo que é a afeição ao vício e a punição que é consciência do mal que o vício faz.

As pessoas que se envolvem com algum tipo de vício e lutam contra ele na verdade estão agindo de acordo com as influências de um processo de pensamento destrutivo conhecido como a sua voz interior.

A voz interior funciona para o bem e para o mal, identificadas em pensamentos como:

“Você teve uma semana difícil. Tome uma bebida. Você precisa disso para relaxar. ”

E quando a pessoa cede a essa voz, logo em seguida a mesma voz se altera, tornando-se castigadora, culpando a pessoa por se entregar ao comportamento de vício que ela própria encorajou.

Ou seja, a voz interior autocrítica sempre desempenha dois papéis no processo do vício.

Os comportamentos de dependência representam na vida da pessoa um ataque direto contra a sua saúde física e bem-estar emocional, e limitam cada vez mais a capacidade de realizar objetivos pessoais na vida.

Por isso, é tão importante identificar as vozes críticas internas que regem esses padrões de mau hábito e desafiar os seus dilemas, aprendendo formas mais construtivas de lidar com o sofrimento.

Independente da fase que o seu vício se encontre, para se livrar dele procure um atendimento especializado e acompanhamento durante todo o processo, isso fará muita diferença.

Os grupos de apoio também são bastante recomendados para superar um vício

Dicas de como se livrar dos vícios

A primeira dica e mais importante é procura ajuda profissional especializada, através dela a pessoa irá identificar as causas ambientes que precipitam reações e emoções de padrões negativos que influenciam o envolvimento de comportamento de dependência.

O profissional irá incentivar a pessoa a buscar objetivos e comportamentos saudáveis, fortalecendo a pessoa a cada dia, dentro de um processo que lhes permita alcançar a liberdade da dependência e dos comportamentos autodestrutivos.

Primeiramente para se livrar de um vício é preciso inicialmente identificar os pensamentos prejudiciais que a pessoa tem e que irão levar para um comportamento destrutivo.

Como por exemplo: que situações funcionam como uma tentação?

Quais cenários são perigosos?

Quais as desculpas que usa para defender seu vício?

Sendo assim, ao conseguir identificar os gatilhos internos (voz interior) e os gatilhos externos que são as situações que fazem a pessoa ter as desculpas para o seu comportamento de vício, a pessoa torna-se mais autoconsciente no seu processo de se livrar do vício.

É muito importante o processo de reconhecimento dos pensamentos e da voz interior de cada um envolvido com algum tipo de vício.

Essa é uma forma da pessoa se conhecer melhor e se familiarizar com seus bons e maus hábitos.

Quando a pessoa toma esse tipo de consciência sobre os pensamentos justificativos que induzem ao vício já é o início de uma outra fase importante.

Nessa fase, é construída uma ancora positiva que é capaz de reverter um pensamento negativo ou a voz interior para um pensamento mais claro e real da situação em que a pessoa se encontra.

Essa mudança para o positivo leva a pessoa que deseja se livrar do vício a afastar-se das tentações e dos pensamentos desencadeadores do vício.

Depois que a pessoa identifica quais as situações e pensamentos gatilhos que disparam sua vontade de se render os vícios, chega o momento de perceber a controlabilidade sobre o comportamento, ou seja, a pessoa passa a conseguir perceber qual a satisfação psicológica ou física que está na base do seu vício.

Vícios como se livrar deles

É possível que qualquer pessoa se livre de vez do vício, existe a possibilidade para todos, mas é um processo individual e que depende de uma série de fatores como já foi dito.

A pessoa de posse de seus pensamentos em faculdade mental organizada é capaz de lidar com os pensamentos e com a voz interior entendendo quais os impulsos que a levam para o vício, e assim, fica mais fácil orientar suas ações para promover a superação do vício.

Daí surge uma nova fase do tratamento, onde é possível impelir comportamento indesejados, conseguir dizer não as tentações, permitir se abrir com familiares e amigos sobre o problema, realizar atividades que antes não eram possíveis e principalmente voltar ao convívio social.

Querer lidar e se livrar de um vício é um sinal de força muito grande, mas que requer força de vontade, determinação e paciência.

Além da participação dos familiares com total apoio durante todo o processo de recuperação.

A pessoa ao procurar ajuda vai aprender a ter compaixão por si mesmo, e ver que o vício não é uma fraqueza, é um problema que vai muito além,

Mas que deve ser tratado como qualquer outro tipo de doença, por isso, o apoio é tão destacado pelos profissionais.

Procurar estar sempre firme no propósito da cura e da superação é fundamental, as recaídas existem sim, mas quando ocorrem não significa que tudo voltou ao início, apenas quer dizer que a pessoa está no caminho da recuperação e superar a recaída é parte do processo, praticamente todos que passam por ele sofrem recaídas em algum momento do processo.

A terapia é opção mais saudável e inteligente que a pessoa poderá fazer, pois quando se luta contra um vício o seu verdadeiro “eu” está voltando à tona.

O equilíbrio emocional também é recuperado, assim como os familiares, amigos, emprego e estudos que foram deixados para trás.

Vícios como se livrar deles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *