Como Vencer a Procrastinação e Ser mais Produtivo – Procrastinação

Como Vencer a Procrastinação e Ser mais Produtivo – Ser mais produtivo no trabalho é algo que a maioria das pessoas sonhas.

Mas para que isso aconteça é preciso que a pessoa se esforce, esteja empenhada e principalmente disposta a abandonar alguns hábitos que podem estar atrapalhando o seu rendimento.

Um fato da vida é que a maioria das pessoas procrastina, mesmo sem saber conscientemente que está fazendo isso.

Acontece, por exemplo, quando existe uma situação ou um problema em que a pessoa deixa para resolver depois ou simplesmente adia pensar, então ela está procrastinando.

Muitas vezes isso acontece porque quando surge algo que não queremos fazer nosso cérebro pode criar um bloqueio, que nos faz evitar o problema, ou apenas fugir do que precisa ser feito.

Agora um fato que merece ser destacado, é que quando a pessoa percebe sua procrastinação ela se sente mal e passa a ser atormentada pela própria mente.

Com isso, o cultivo da ansiedade aumenta dia após dia e acaba interferindo diretamente em nosso trabalho e até na vida social.

Outros sentimentos comuns dos procrastinadores é o estresse, a sensação de culpa por não ter terminado uma determinada tarefa, a perda da sensibilidade e também a produtividade.

Como Vencer a Procrastinação e Ser mais Produtivo?

Para entendermos melhor o que acontece é preciso saber o que é procrastinar.

Nada mais é do que um comportamento de adiar tarefas, deixar algo por fazer, transferir atividades para depois ou interromper algo que deveria ser concluído dentro de um determinado prazo.

Como Vencer a Procrastinação e Ser mais Produtivo – Procrastinar pode se transformar em um ciclo vicioso e acabar desencadeando crises de ansiedade.

Em geral a pessoa que tende a procrastinar sofre com crises de ansiedade, perde a produtividade no trabalho, passa a lidar frequentemente com a sensação de culpa e vergonha em relação as outras pessoas, porque não consegue cumprir com suas tarefas e responsabilidades.

É importante destacar que procrastinar pode até ser considerado algo normal, quando a pessoa usa desse argumento no dia a dia, mas com responsabilidade e sem frequência.

Porém, quando a pessoa procrastina de maneira crônica, impedindo a realização de tarefas comuns do dia a dia, percebe-se um sinal de dificuldade a nível psicológico mais grave.

É muito importante que a pessoa se conscientize de seus processos psicológicos, em como pode atender seus comportamentos, pensamentos e principalmente sentimentos para mudar a situação.

Você se identifica com alguma das situações abaixo?

  • Acredita que os sucessivos pequenos atrasos são inofensivos?
  • Adia as tarefas sempre que é possível, queixa-se dizendo que se sente pressionado pelos prazos curtos e que precisaria de mais tempo?
  • Estabelece objetivos perfeccionistas e irrealistas?
  • Procura tentar agradar aos outros constantemente? Sente que precisa da aprovação dos outros para ter confiança em si mesmo?
  • Tem medo de não conseguir desempenhar tão bem suas tarefas?
  • Engana-se substituindo uma tarefa importante por outra aparentemente relevante?
  • Fica paralisada a decidir entre escolhas alternativas?
  • Vou começar a dieta amanhã!
  • Vou deixar para estudar mais tarde!
  • Vou esperar ter vontade para começar.

Provavelmente você se identificou com algumas frases, se foi com a maioria, você é uma pessoa procrastinadora e precisa mudar isso e Como Vencer a Procrastinação e Ser mais Produtivo?

Podem existir diversas causas para a procrastinação como a ansiedade em situações sociais, dificuldade de concentração, má gestão do próprio tempo, crenças, pensamentos disfuncionais, falta de motivação, entre tantos outros.

Porém, é preciso destacar que, a procrastinação tem solução, é possível combate-la.

Para começar a combater a procrastinação e ser mais produtivo é preciso inicialmente identificar as estratégias de adiamento que você se utiliza no dia a dia.

Em seguida estabeleça objetivos mais claros e realistas de acordo com o tempo que você tem disponível.

Se possível, passe a registrar seu processo em uma agenda ou tabela, isso te ajudará a manter o controle de atividades a fazer e tempo para exerce-las.

Afastar o sentimento de culpa também é fundamental para se transformar numa pessoa mais produtiva, com isso, você passa a se conhecer melhor.

Entender suas dificuldades reais e competências, é fundamental conhecer seus recursos interiores para lidar melhor com as situações difíceis.

Como procrastinação e ansiedade estão relacionadas?

A procrastinação e a ansiedade estão mais relacionadas do que você imagina.

Quando a pessoa procrastina, ela tende a deixar o que deveria ser feito naquele momento para fazer depois, e para uma pessoa que sofre de ansiedade isso não é bom, pois ela não vê nada sendo produzido e se se sente ansiosa por isso.

A procrastinação se torna um ciclo vicioso, o tempo passa e mais frustrada a pessoa fica e menos produz no dia a dia.

Outra influência da procrastinação que pode facilmente ser notada é a ansiedade que a pessoa sente ao precisar de alguém para dar força ou autorização para fazer alguma coisa.

Quase que sem perceber a procrastinação gera uma sensação de incapacidade, a pessoa não consegue dar passos sozinha, se acha incapaz de começar uma tarefa, acha tudo difícil e prefere deixar para depois.

Esse sentimento acaba correndo a pessoa por dentro, gerando mais ansiedade, estresse e nervosismo.

O fato é que a pessoa precisa se conscientizar e mudar seus hábitos para parar de procrastinar e ser mais produtiva.

Porém, sabemos que quem procrastina muito passa a achar cada vez mais difícil começar uma nova tarefa, e é nesse momento, que a mudança começa.

A melhor estratégia para ser mais produtivo é a ação, é agir, movimentar-se, mesmo que você comece lentamente.

Faça listas com as tarefas a serem realizadas, monte uma agenda com horários e tarefas a cumprir.

Colocar no papel ajuda a pessoa a melhorar a sua percepção dos compromissos e tempo disponível.

Não tenha medo de pedir ajuda para realizar as tarefas mais difíceis, isso ajuda a controlar a ansiedade e deixa a pessoa mais proativa.

Procure ser mais positivo em seus pensamentos, organize-se, procure dar o primeiro passo sozinho para executar alguma coisa, por menor que seja, isso fara com que você se sinta mais ativo.

Lembre-se que procrastinar pode ser cômodo, mas é uma forma de te limitar.

O estresse e a ansiedade que procrastinar desencadeiam na pessoa podem aumentar muito os níveis de ansiedade e com isso a sensação de incapacidade surge e leva a pessoa a inercia.

Procrastinar pode ser cômodo no início, mas aos poucos, esse comportamento vai dominando a pessoa e a impedindo de viver plenamente seus compromissos.

Como Vencer a Procrastinação e Ser mais Produtivo – O grande truque é, levantar e agir!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *