Origem da Depressão – Qual a Origem da Depressão?

Origem da Depressão é uma doença mental com alterações no funcionamento da mente que por sua vez prejudica todo o desempenho da pessoa e também sua vida familiar, e todos a sua volta tais como relacionamentos, no trabalho na vida social e também nos estudos.

É provável que você deve conhecer alguém que tem Depressão, e pode estar em tratamento ou não, mas o importante é saber que é uma doença que não tem cura e sim tratamento e que pode ser mantida sobre controle como qualquer doença mental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em seu última relatório (2013), diz  que é mais comum em mulheres  do que nos homens.

 

Mas qual a origem da Depressão? Como ela se instala na pessoas? Qual o tratamento adequado? Essa doença é mais antiga do que pensamos, existem alguns fatores que podem ser considerados pela sua origem, podem ser fatores externos ou internos, vamos ver detalhadamente cada um deles.

Fatores Externos:

Por um lado a Depressão pode ser originadamente ser um fator externo, como estresse, momento de alguma perda familiar ou de emprego, ou de um relacionamento, momentos de perdas em geral podem provocar um gatilho.

Esse tipo de Depressão se domina de uma resposta a um evento traumático de perda, que por isso leva a uma reação de tensão e desânimo a pessoa fica incomodada com o evento.

Origem da Depressão – Fatores Internos:

No relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), diz que a Depressão também pode ser devido as variações não respostas de circuitos neral e por sua vez reflete em alterações quase imperceptível na sua estrutura, isso pode interferir nos níveis de proteínas críticas que vai ser prejudicada e o  funcionamento psíquico.

Em nosso cérebro temos nossos neuro transmissores  que transmitem os estímulos neurais  de um neurônio dependendo de sua região cerebral podem atuar em suas emoções, pode se dizer que poderia ser um fator de pre-disposição genética.

Fatores importantíssimos devem ser considerados:

1 – Perda do Emprego

O Desemprego por si só não causa a Depressão, mas pode colaborar porque se a pessoa já tiver um histórico de ter uma mente pessimista do tipo “nunca mais vou arrumar um emprego” enquanto esse pensamento estiver enraizado só vai piorar as coisas e não ajuda em nada.

2 – Doença Fisica

Normalmente as pessoas que não estão acostumadas a receber notícias impactante, também podem cair em Depressão, por exemplo a pessoa vai ao médico por causa de uma mancha vermelha no cotovelo, o médico diz a ela que é uma doença incurável chamada Psoríase, logo já vem o pensamento pessimista de doença sem cura, mas tem tratamento, tem remédios, muitas pessoas convivem com essa doença e vivem muito bem, mas por causa da notícia o pensamento leva a Depressão.

3 – Estresse e Perdas

É extremamente normal ficar chateado ou triste porque alguém da família morreu, a perda o rompimento da relação tudo isso pode deixar qualquer um triste, mas se esses fatos forem alimentados diariamente, essa tristeza pode transformar em Depressão, pessoas que já tem essas tendências depressivas, problemas de dinheiro, relacionamento também se forem alimentados podem transformar em Depressão.

Origem da Depressão

Descanso e ansiedade Origem da Depressão

Nosso corpo e nossa mente podem ser considerados maquinas perfeitas que trabalham para a nossa sobrevivência, porém, como toda máquina, quando ela trabalha demais e esquenta muito é preciso dar uma pausa para esfriar e de vez em quando é preciso uma boa revisão.

Caso contrário ela começará a apresentar problemas de funcionamento.

Hoje em dia somos bombardeados com informações, ao final de um dia, o cérebro está sobrecarregado, como consequência, os quadros de estresse, fadiga, ansiedade e pânico podem surgir.

  • O descanso diário é fundamental na prevenção de qualquer ansiedade.

A frase acima representa exatamente a importância do descanso na vida de uma pessoa, principalmente se ela já sofre de ansiedade.

Quem sofre com o problema tem muita dificuldade em equilibrar seus sentimentos e emoções, e com os sintomas físicos que a ansiedade pode gerar tudo é agravado.

Aos poucos é comum que a pessoa se afaste do mundo, essa é uma medida errada, é preciso buscar ajuda e principalmente compreensão.

Os problemas do dia a dia ao final de um determinado período acabam se tornando pesados e difíceis de serem solucionados.

Daí surge o cansaço mental, que deixa a pessoa fadigada, desanimada, gera pensamentos negativos, até sem condições de reagir.

Todo esse cansaço pode agravar a ansiedade, por isso é fundamental procurar se organizar para ter momentos de descanso ao longo do dia.

É importante frisar, que o descanso deve ser físico e mental. Pois, se o corpo estiver descansado e a mente trabalhando ou vice e versa, o estado de relaxamento ideal não ocorre.

O tratamento da ansiedade começa por tentar mantê-la em equilíbrio, ou seja, longe das crises.

Para manter sua ansiedade sob controle é preciso um esforço considerável e muita persistência, mas implementar alguns mudanças em sua vida podem ajudar muito a diminuir o cansaço e a ansiedade.

Por que o descanso é importante no combate a ansiedade Origem da Depressão?

A ansiedade pode ser considerada uma situação de agitação, principalmente mental, por isso o descanso é importante, ele ajuda a manter o equilíbrio.

Uma pessoa relaxada e descansada com certeza terá menos crises de ansiedade Origem da Depressão

Hábitos simples quando adotados contribuem muito para melhorar a ansiedade e a maioria deles está ligado a ansiedade.

Ter uma boa noite de sono, procurar relaxar no final do dia de trabalho, reservar pelo menos um dia do final de semana para o lazer, praticar atividades físicas que você goste e ter bons hábitos alimentares são alguns dos hábitos que você pode e deve praticar para ajudar a combater a ansiedade.

Veja que todos eles de alguma forma estão ligados ao descanso.

Quando a mente e o corpo estão relaxados tudo flui de forma diferente, por isso é preciso buscar alternativas que te ajudem a relaxar.

Esportes, filmes, dança, são algumas coisas que podem te ajudar, é fundamental encontrar algo que lhe traga prazer.

O prazer em realizar tarefas também relaxa, pense e encontre algo que possa te proporcionar descanso.

A ansiedade é um sentimento que existe só porque nós o alimentamos, se você começar a agir diferente, pensando mais no seu bem estar, verá que é possível combate-la Origem da Depressão

Origem da Depressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *